Este foi o ano da plataforma de videoconferências Zoom, impulsionada substancialmente pela pandemia que está ocorrendo. As ações da empresa chegaram a subir mais de 500% devido à grande utilização de videochamadas por conta da quarentena, onde o seu aplicativo foi utilizado para diversos propósitos como, por exemplo, aulas online, reuniões de trabalho, encontros virtuais de amigos e familiares, entre outros. Agora a companhia está planejando expandir e oferecer outros serviços além do streaming de áudio e vídeo em tempo real, mais especificamente e-mail e calendário, segundo o site theinformation.

A Zoom já está desenvolvendo seu serviço de e-mails, que segundo informações, será um produto de e-mail para acessar inicialmente via plataforma web e terá um período de testes em 2021. Com relação a aplicação de calendário, é um projeto da empresa que parece estar mais distante e ainda não se sabe exatamente se sua construção já iniciou ou não. Porém, sabe-se que ambas as ideias são bons caminhos para a companhia explorar, principalmente com o movimento de funcionários para realizar o retorno aos escritórios.

Com o surgimento da vacina para o Coronavirus, é provável que ocorra um movimento de trabalhadores de volta aos locais de trabalho originais das empresas em que trabalham. Desta forma, é bem provável que a realização de videoconferências irá diminuir consideravelmente em 2021. Os maiores concorrentes do Zoom são duas grandes empresas que possuem diversas plataformas de produtividade, a Microsoft, com o pacote Office 365, e a Google, com o Google Workspace (antigo G Suite), fazendo com que a Zoom realmente precise se desdobrar para oferecer outros serviços além das videochamadas.

Zoom pretende oferecer um conjunto de apps voltados para o meio corporativo

Além dos planos citados acima, foi dito pelo theinformation que a Zoom pretende desenvolver um conjunto de aplicativos voltados para o meio corporativo, oferecendo um leque completo de opções para as empresas, incluindo "funcionalidades emocionantes de chat" e integrações com outros aplicativos como Asana e Dropbox. Entretanto, não se sabe quando a empresa pretende oferecê-los e nada impede que ela opte por esperar um pouco e observar como será a mudança dos trabalhadores ao retornar para as instalações de suas empresas.

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!