A fabricante francesa de TGVs (trens de grande velocidade ou, em francês, Train à Grande Vitesse), Alstom, desenvolveu o Coradia iLint, o primeiro trem movido a célula de combustível de hidrogênio do mundo. Atualmente, a Alstom é líder mundial na tecnologia de trens movidos a hidrogênio que foram comprovados e testados para serem produzidos em série. O primeiro país do mundo a utilizar estes trens foi a Alemanha, em setembro de 2018, que inaugurou 3 unidades do Coradia iLint, e agora está sendo a vez da Áustria.

Recentemente, após três meses de testes trafegando pelas linhas regionais da ÖBB (Ferrovias Federais Austríacas), o trem móvito a hidrogênio, Coradia iLint, recebeu a aprovação do Ministério Federal Austríaco para Proteção Climática, Meio Ambiente, Energia, Mobilidade, Inovação e Tecnologia. O vice-presidente sênior da Alstom Europa, Gian Luca Erbacci, diz:

"Estamos imensamente orgulhosos em confirmar que o Coradia iLint provou que é adequado para todas as rotas de serviço - mesmo em seções íngremes, seu desempenho é convincente. Também parabenizo a OBB por ser pioneira no teste da tecnologia de hidrogênio em ferrovias na Áustria."

Trem movido a hidrigênio Coradia iLint. Fonte: alstom
Trem movido a hidrigênio Coradia iLint. Fonte: alstom

Confira abaixo o tweet do perfil oficial da Alstom:

A primeira linha ferroviária movida 100% a energia solar do mundo no Reino Unido

O Reino Unido conseguiu recentemente um grande feito, inaugurou sua primeira linha de trem alimentada 100% por energia solar e foi o primeiro país no mundo a implementar de forma integral algo do gênero. Para alimentar a linha de trem são utilizados aproximadamente 100 painéis solares localizados em uma fazenda solar. Confira a matéria completa aqui.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!