O Reino Unido conseguiu recentemente um grande feito, inaugurou sua primeira linha de trem alimentada 100% por energia solar e foi o primeiro país no mundo a implementar de forma integral algo do gênero. Para alimentar a linha de trem são utilizados aproximadamente 100 painéis solares localizados em uma fazenda solar.

O Reino Unido já possui várias estações de trem que funcionam em parte através de energia solar. Foi destinado bilhões de libras pela Network Rail para eletrificar as ferrovias, onde pretende-se futuramente alimentá-las utilizando-se de energia solar. Foi anunciado que o governo do Reino Unido almeja erradicar o uso de diesel de sua rede ferroviária até o ano de 2040.

Em entrevista feita pelo The Guardian, a equipe responsável pelo projeto solar disse que a energia gerada pelos painéis da fazenda seria capaz de abastecer 20% da rede Liverpool Merseyrail e 15% das linhas de trens em Kent, Sussex e Wessex, além de trens solares em Edimburgo, Glasgow, Nottingham, Londres e Manchester. A utilização da energia solar traz diversos pontos positivos, como uma forma mais verde de energia comparado ao diesel, além de um custo menor para fornecer energia e a redução dos custos das ferrovias.

Trem movido a energia solar

Apesar da inauguração da primeira linha férrea 100% abastecida por energia solar, o Reino Unido não é o primeiro país a possuir trens movidos a energia solar. Na Índia há mais de 250 trens com painéis solares no teto. O país pretende implementar fazendas solares ao longo dos trilhos por onde o trem passa. A Indian Railways tem planos para possuir a primeira rede ferroviária totalmente verde em 10 anos.

Trem movido a energia solar na Índia

Enquanto isso, alguns trens no Reino Unido estão sendo modificados para funcionar por meio de tanques de hidrogênio e células de combustível.

Fonte: Engadget