Caso você não conheça, a SMIC é uma das maiores fabricantes de chips do mundo e no início desde mês o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para colocar a empresa na lista negra de defesa. A ação entra em vigor no dia 11 de janeiro e impede a negociação entre empresas dos EUA com a desenvolvedora chinesa de chips.

Segundo o site Reuters, a SMIC declarou que "continua a se envolver de forma construtiva e aberta com o governo dos EUA e que não tem relação com os militares chineses e não fabrica para usuários finais militares ou usos finais."

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado TrendForce, a SMIC é responsável por cerca de 4% da produção mundial de fundição. A SMIC tem como clientes dos EUA a Qualcomm, a Broadcom e a Texas Instruments.

Atualmente há 31 empresas na lista negra de defesa dos EUA. A SMIC faz parte do quarteto de empresas selecionado recentemente pelo Departamento de Defesa segundo a Reuters. As outras companhias são a China Construction Technology, a China International Engineering Consulting Corp e a China National Offshore Oil Corp (CNOOC).

Já houve um certo impacto para a SEMIC devido decisão dos EUA de não negociar com empresas chinesas. No momento as restrições impostas pelo governo norte americano impedem que a SMIC compre equipamentos importantes de fornecedores estadunidenses.

Segundo o governo Trump, empresas chinesas como Huawei, ZTE e ByteDance, são uma ameaça em potencial à segurança nacional devido aos laços que elas possuem com o governo chinês e militares.

O que poderá acontecer daqui em diante?

Felizmente o futuro das negociações entre empresas chinesas e americanas pode mudar com o governo de Joe Biden no dia 20 de janeiro.