Muitos ficam em dúvida de onde que será o seu local de votação, ainda mais agora com tudo que está acontecendo no país - e no mundo - devido ao COVID-19. Pois bem, para saber onde que você deve ir votar nas eleições deste não é muito difícil, basta ter acesso a internet para poder verificar.

Você pode verificar o local de votação tanto pelo computador quanto pelo celular, então não se preocupe caso você não tenha um ou outro, só será necessário uma conexão com a internet. Vamos aos passos.

Como saber onde votar

Com o seu celular em mãos ou em seu PC você deve se dirigir ao site do Tribunal Superior Eleitoral, você pode fazer isso clicando no nome com link, via este url "https://www.tse.jus.br/" (sem aspas) ou procurando diretamente no google.

Página inicial do site da TSE
Página inicial do site da TSE

Após entrar na página principal do site você pode seguir dois caminhos para verificar onde você vota:

  • Clicar em título eleitoral
  • Navegar pelos menus até a página dedicada a consultas

No caso se você está querendo conferir o local de votação pelo celular, recomendo utilizar a segunda opção. Caso esteja fazendo pelo computador faça a primeira que será mais rápido.

Direto na página principal

Para fazer a verificação do local de votação diretamente na página principal é extremamente simples, basta clicar em Título Eleitoral para que um novo painel apareça na parte inferior da página.

Clique em Título Eleitoral
Clique em "Título Eleitoral"

Quando o painel aparecer, basta inserir as suas informações correspondentes aos campos pedidos. Lembramos que é necessário inserir todas as informações para que você possa conferir o seu título e local de votação.

Complete os campos com suas informações pessoais
Complete os campos com suas informações pessoais

E pronto, as suas informações do título já devem aparecer em conjunto com o local de votação que apresenta Zona, Seção e nome do lugar.

O site apresenta as informações desta maneira
O site apresenta as informações desta maneira

Pelo menu de navegação

Aqui é por onde recomendo fazer caso você esteja verificando o local pelo celular, navegadores de celulares ainda não estão tão amadurecidos e não funcionam tão bem quanto desktops, então layouts com overlays não funcionam tão bem. Para começar aqui, na página principal do TSE, clique em Eleitor e Eleições no menu superior.

Clique em Eleitor e eleições
Clique em "Eleitor e eleições"

Um menu com várias opções irá se abrir, dentro da seção Eleitor você deve selecionar a opção Título Eleitoral, que é a última.

Clique em Título Eleitoral
Clique em "Título Eleitoral"

Uma nova página irá abrir, aqui você deve selecionar entre consultar por nome ou por título, é mais fácil fazer a consulta pelo nome, então vamos clicar nessa opção.

A consulta pelo nome é mais simples
A consulta pelo nome é mais simples

E aqui temos a página onde devemos inserir algumas informações para realizar a verificação do título e local de votação. Lembramos que é necessário inserir todas as informações, não somente uma delas.

Insira as informações necessárias
Insira as informações necessárias

Após inserir as informações uma nova página deve se abrir já exibindo as informações de seu título de eleitor em conjunto com o local de votação separado por Zona e Seção.

Informações são mostradas na própria página
Informações são mostradas na própria página

Ficou com alguma dúvida sobre o tutorial? Pode nos perguntar nos comentários sem medo!