Ao que tudo indica, o Google parece estar preparando-se para lançar um novo recurso para o Drive, sua plataforma de armazenamento de arquivos na nuvem. A novidade foi descoberta através de strings de código do APK Google Drive desenvolvido para Android na versão 2.20.441.06.40.

Observação: A desmontagem de um APK geralmente pode prever recursos que podem chegar em uma atualização futura de um aplicativo, mas é possível que qualquer um dos recursos que mencionamos aqui não funcione em uma versão futura. Isso ocorre porque esses recursos não estão implementados no momento na construção ao vivo e podem ser extraídos a qualquer momento pelos desenvolvedores em uma construção futura.

Uma das strings encontradas pelo xda-developers diz sobre a capacidade de abrir arquivos criptografados diretamente no Drive. Em outra sring do código do APK diz que este recurso será adicionado no futuro. Também foi possivel notar a menção sobre a capacidade de baixar e descriptografar arquivos no Drive.

Leaker mostra em detalhes como irá funcionar a criptografia no Google Drive

Algum tempo depois da descoberta sobre a nova funcionalidade pelo xda-developers, Alessandro Paluzzi, engenheiro reverso e desenvolvedor Android, mostrou mais detalhes sobre o novo recurso de criptografia. Através de um tweet, Alessandro diz que o Google Drive permite que o usuário criptografe arquivos salvos em seu dispositivo (arquivos marcados como disponíveis offline). Ao alterar a configuração de criptografia, serão excluídas todas as cópias do arquivo de seu dispositivo.

Confira abaixo as imagens reveladas no tweet de Alessandro Paluzzi demonstrando a nova funcionalidade:

Imagens publicada por Alessandro Paluzzi. Fonte: Twitter
Imagens publicada por Alessandro Paluzzi. Fonte: Twitter

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!