A partir de agora, a Google começa a permitir que os usuários de seus serviços possam abrir e editar arquivos do Microsoft Office nativamente em sua plataforma web. Esta capacidade também foi adicionada recentemente ao apps mobile da Google. Antes desta mudança, ao clicar para abrir um arquivo do Office no Google Drive, era criado um novo documento no formato dos arquivos da Google, mas agora o arquivo continua como .docx, .doc, .ppt, .pptx, .xls, .xlsx ou .xlsm.

Com este suporte da Google aos arquivos do Office, fica mais fácil de abri-los na nuvem e editá-los sem precisar realizar o download e fazer as alterações necessárias offline. É importante salientar que agora é possível, assim como já se fazia com arquivos de textos e tabelas do Google, editar e comentar de maneira colaborativa (com várias pessoas realizando alterações ou visualizando ao mesmo tempo os arquivos).

Google Drive agora dá suporte para edição de arquivos do Office na plataforma web

Entretanto, apesar dos benefícios serem muitos ao se adicionar o suporte aos arquivos do Office, há duas exceções:

  • Arquivos do Office protegidos por senha não abrem diretamente no modo de edição do Office. Esses arquivos continuarão a abrir no modo de visualização.
  • Se a extensão do Chrome "Edição do Office para Documentos, Planilhas e Apresentações" estiver instalada, ocorrerá um redirecionamento para a extensão e não para o Docs, Sheets ou Slides. É a mesma coisa que selecionar "Abrir com" hoje.

Disponibilidade e lançamento

A novidade está sendo implementada à plataforma web aos poucos e levará algumas semanas para ser totalmente disponibilizada para todos.

Gostou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!