Quem me conhece sabe, sou apoiador dos desenvolvedores, sejam grandes ou pequenos, sou totalmente contra pirataria. Mas confesso que tenho saudades da época que comprávamos a licença dos softwares e o mesmo era nosso, com direito a atualizações futuras.

Agora tudo tem assinatura, Xbox Game Pass, Disney+, Adobe Creative Suite, Apple Arcade, Stadia, HBO Max, Netflix, Spotify, Deezer, Amazon Prime e muitos outros serviços. Ainda tenho aqui instalado em meu PC a última versão paga da Suite Master Colletion da Adobe, a CS6 (desde essa versão até hoje, as coisas melhoraram e eu parei no tempo).

Enfim, os serviços de assinatura estão longe de acabar, mas agora parece que a Microsoft parece ter parado e pensado que pode sim disponibilizar alguns softwares ou serviços (chame do que quiser) para os usuários, porque a empresa planeja lançar uma nova versão sem assinatura do Office em 2021.

Post no blog da equipe do Microsoft Exchange
Post no blog da equipe do Microsoft Exchange

A informação foi encontrada em um post no blog da equipe do Microsoft Exchange publicado ontem: "O Microsoft Office também terá um novo lançamento perpétuo para Windows e Mac, no segundo semestre de 2021". Contudo nenhuma outra informação sobre o novo Office foi disponibilizada.

Atualmente, existem algumas formas de usar os programas do Microsoft Office. Você pode acessá-los gratuitamente via web, da mesma forma que faria com o Google Docs, você só precisa de uma conta Microsoft.

Se precisar usar esses programas off-line e instalá-los diretamente em seu computador, você ainda terá que pagar por uma assinatura que darão acesso a Word, Excel, PowerPoint, Outlook e alguns outros programas e serviços.

Você também pode comprar uma licença definitiva por cerca de US$150 e obter Word, Excel e PowerPoint sem assinatura, embora não venha com acesso ao OneDrive e Skype.

Se você for um aluno ou professor e a sua instituição tenha o Office 365 Education você poderá obter todos esses programas, além do Skype, OneDrive e vários outros programas gratuitamente.

Ou você pode fazer como eu tenho feito com o Microsoft 365 com OneDrive e Skype, dividir com amigos uma licença de 5 usuários. Essa é a forma mais barata de utilizar hoje, se você não tem acesso em sua instituição de ensino.

Será interessante ver quais recursos a Microsoft adicionará a sua já robusta lista de programas de produtividade no trabalho. Recentemente, ela adicionou algumas novas ferramentas de transcrição ao Word online, mas não tem planos de trazer essas mesmas ferramentas para a versão desktop no momento.

De qualquer forma, é um grande alívio ver que a Microsoft ainda oferecerá licenças perpétuas para alguns de seus programas, em vez de se tornar um serviço de assinatura mensal como tem sido para muitos.