Nos últimos anos a Microsoft vem buscando mudar a forma como o Microsoft 365 foi projetado e como interagimos com o pacote de softwares. Recentemente, em uma publicação no blog da empresa, os desenvolvedores responsáveis pelo design do Office 365 deram a oportunidade de ver como será o futuro do conjunto de ferramentas para trabalho empresarial e estudantil. Mesmo que pode agora não se possa ver todos os detalhes das mudanças, a visão nos mostra como será a filosofia geral por traz dos mecanismos básicos de como os programas funcionarão e irão se conectar proporcionando um pacote de funcionalidades mais integrado como nunca.

A Microsoft se concentrou, durante a postagem em seu blog, em mostrar projetos flexíveis que tem como objetivo "facilitar não apenas o trabalho moderno, mas a vida moderna". Este pensamento é importante, pois cada vez mais as pessoas estão passando a trabalhar em suas casas, dividindo suas atividades entre o profissional e o pessoal.

Uma das maiores barreiras que a Microsoft está tentando transpassar é a questão do estresse e ansiedade causados por distrações. Segundo a empresa:

"A próxima onda de mudanças no Microsoft 365 UX vai ainda mais longe, diminuindo as cores das marcas dos cabeçalhos dos aplicativos e explorando os comandos adaptativos"

A Microsoft ainda cita que, além das mudanças mencionadas acima, os desenvolvedores pretendem implementar uma faixa flexível que "mostre progressivamente comandos contextualmente relevantes no momento certo."

A pesquisa no Microsoft 365 também irá receber algumas melhorias. Segundo os desenvolvedores, há planos para usar o Fluid Frameworks para que haja a expansão de "inúmeras experiências futuras", mantendo assim o fluxo criativo onde quer que se esteja.

Além das mudanças citadas acima, a Microsoft está aprimorando a IA (inteligência artificial) do Microsoft 365 para proporcionar novas experiências com a assistente de voz Cortana e com o Projeto Cortex. Com isto, a empresa pretende fazer com que os programas do pacote Office realizem conexões entre tópicos, pessoas e conteúdo, transformando-as em formas para interagir e realizar ações de forma mais eficiente. A Microsoft da esse exemplo com o Excel, mostrando que ele irá detectar erros quando o usuário escrever as fórmulas e só irá mostrá-los após você finalizar a criação da tabela.

Como será o funcionamento do Excel. Fonte: Microsoft
Como será o funcionamento do Excel. Fonte: Microsoft

A Microsoft ainda detalha a questão de fazer com que o Microsoft 365 se adapte aos usuários apresentando elementos dinâmicos, contextuais, tudo feito de forma "humana".

O que você achou da proposta da Microsoft para o Office 365? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!