O programa Microsoft Word é um programa que faz parte do pacote Microsoft Office e para consegui-lo é necessário pagar uma versão fechada chamada Office Home & Student, onde é feito um pagamento único, ou realizar uma assinatura anual do Microsoft 365 Personal (antigo Office 365 Personal). Entretanto, saiba que é possível abrir arquivos de documentos do Microsoft Word nos formatos DOCX e DOC sem a necessidade te ter o software instalado em seu computador.

Há diversas maneiras de acessar documentos do Word em um PC com sistema operacional Windows sem a necessidade de instalar o Microsoft Word. Confira abaixo:

Baixe o Word Mobile no Windows 10

Sim, é possível baixar através da Microsoft Store (loja de aplicativos do Windows 10) o app Word Mobile mesmo tendo sido desenvolvido inicialmente para o Windows 10 Mobile. Entretanto, essa versão feita para smartphones e tablets permitem somente a exibição de arquivos (não é possível editar). O programa é gratuito e pode ser executado tanto em notebooks quanto em desktops com Windows 10 (clique aqui para fazer o download).

Microsoft Store - Loja de aplicativos do Windows 10.
Microsoft Store - Loja de aplicativos do Windows 10.

Abra o Microsoft Word Online no site do OneDrive

É possível exibir e editar um documento do Microsoft Word através do OneDrive, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive. Para isso, será necessário um navegador qualquer (Firefox, Chrome, Edge etc.) e criar uma conta Microsoft aqui. Após realizar o login em sua conta, basta acessar o site do OneDrive aqui e arrastar o arquivo para a página do serviço, como você pode conferir na imagem abaixo.

Site do OneDrive, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft.
Site do OneDrive, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft.

Instale o LibreOffice

Existe um programa gratuito chamado LibreOffice que suporta a exibição e edição de arquivos do Microsoft Word. Embora não seja idêntico (obviamente), é uma excelente alternativa para aqueles que não podem ou não querem investir no pacote Microsoft Office. Para realizar o download do software acesse este link.

Utilize o Google Docs

Uma alternativa, para abrir um arquivo docx ou doc (extensão do Word), é utilizar a plataforma de armazenamento na nuvem da Google, o Drive. Para acessar o Drive, será necessário criar uma conta Google aqui.

Após logar em sua conta, acesse o Drive aqui e realize o upload do documento do Microsoft Word (arraste o arquivo para a página aberta no navegador, assim como no site do OneDrive). Com o arquivo no Drive, basta selecioná-lo para abrir através do Google Docs, programa para escritório gratuito para navegadores do Google.

Após selecionar para abrir o arquivo, clique em Open with Google Docs.
Após selecionar para abrir o arquivo, clique em "Open with Google Docs".

É possível também acessar documentos do Microsoft Word através de smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. Confira abaixo como fazer.

Instale o app Office

É possível baixar em seu tablet ou smartphone o app gratuito Office para visualizar documentos do Microsoft Word. Faça o download do aplicativo para Android aqui e do iOS aqui.