A Alemanha é uma das maiores potencias economias e industriais do mundo e atualmente o país está em busca de substituir sua matriz energética para soluções de energia renovável. No momento a Alemanha está passando pela chamada "Energiewende" (transição energética), ultrapassando os 50% do total de geração de energia do país no caso do consumo de energia renovável no setor industrial.

No final de outubro deste ano as informações diziam que a Alemanha estava caminhando para uma geração de energia solar consideravelmente maior comparado ao ano passado. Até o momento, a energia solar foi capaz de gerar 43 terawatss-hora (TWh) no país. A energia solar na Alemanha em 2020 representa 12,4% do total da matriz energética no país, o suficiente para abastecer todas as residências duas vezes no território nacional.

No final do mês de outubro de 2020 a Alemanha chegou a gerar 195 TWh no total, incluindo todas as formas de energia renovável (solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outras). Ao considerar o consumo de energia industrial, temos 52,2% da energia gerada advinda de fontes renováveis (em 2019 era 46%).

Realizando a transição energética

O governo alemão atual possui como plano para realizar a "Energiewende" (transição energética), a remoção de todas as usinas nucleares do país e pretende fechar todos os reatores nos próximos anos. Esta decisão é um consenso da maioria da população, que ficou receosa desde o incidente em Fukushima, no Japão. Na época do desastre, em 2011, as usinas nucleares eram responsáveis por um quarto da geração de energia na Alemanha.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!