Quando falamos sobre drives sustentáveis ​​aqui, olhamos principalmente para carros e ali principalmente para eletromobilidade movida a bateria. Até agora, o hidrogênio desempenhou um papel secundário nos carros.

É possível que no futuro as coisas pareçam diferentes no ar, embora estejamos falando de um futuro que ainda está a alguns anos - 15 anos, para ser mais preciso, pelo menos no que diz respeito ao Airbus.

A fabricante de aeronaves apresentou hoje três conceitos, todos operando sob o nome "ZEROe" e prometendo aeronaves comerciais livres de emissões graças ao hidrogênio.

A Airbus está planejando o primeiro avião comercial movido a hidrogênio a entrar em serviço em 2035. Dois dos modelos parecem mais convencionais, um terceiro modelo parece fora do lugar. No comunicado à imprensa, a Airbus explica:

"Cada um desses conceitos representa uma abordagem diferente para alcançar voos de emissão zero, explorando diferentes caminhos tecnológicos e configurações aerodinâmicas para apoiar o esforço da empresa para liderar o caminho na descarbonização de toda a indústria da aviação.

Todos esses conceitos dependem do hidrogênio como fonte de energia primária - uma opção que a Airbus acredita ser uma grande promessa como combustível de jato mais limpo e provavelmente será uma solução para a indústria aeroespacial e muitas outras indústrias atingirem seus objetivos de carbono neutro. "

Três conceitos de Airbus foram apresentados
Três conceitos de Airbus foram apresentados

Os três conceitos do Airbus ZEROe:

Uma estrutura turbofan (120-200 passageiros) com um alcance de mais de 2.000 milhas náuticas que pode ser operada transcontinentalmente e é alimentada por um motor de turbina a gás modificado que é alimentado por combustão com hidrogênio em vez de combustível de aviação. O hidrogênio líquido é armazenado e distribuído em tanques localizados atrás da antepara de pressão traseira.

AirbusZEROe-Turbofan
Airbus ZEROe Turbofan

Uma construção turboélice (até 100 passageiros) que usa um motor turboélice no lugar de um turbofan e também é alimentada por combustão de hidrogênio em motores de turbina a gás modificados que podem viajar mais de 1.000 milhas náuticas, que a Airbus acredita o torna uma opção perfeita para voos de curta distância.

Airbus ZEROe Turboprop
Airbus ZEROe Turboprop

Como já mencionado, o terceiro conceito parece significativamente diferente. Trata-se aqui de um conceito de "corpo de asa mista" (até 200 passageiros) em que as asas se fundem com o corpo principal da aeronave, com alcance semelhante ao do conceito turbofan.

De acordo com a Airbus, a fuselagem excepcionalmente larga abre várias opções para armazenamento e distribuição de hidrogênio, bem como para o layout da cabine.

Airbus ZEROe Blended Wing
Airbus ZEROe Blended Wing

Contanto que o desenvolvimento avance tão bem quanto você imagina na Airbus, ainda há um problema, ou melhor, dois problemas: os aeroportos e as companhias aéreas!

Nos aeroportos, é claro, a infraestrutura apropriada para a operação de hidrogênio deve primeiro ser criada e as companhias aéreas devem estar convencidas de que valerá a pena mudar de máquinas convencionais para hidrogênio e gradualmente substituir as frotas de acordo.

"A transição para o hidrogênio como fonte de energia primária para essas aeronaves conceito requer uma ação decisiva de todo o ecossistema aeroespacial. Juntamente com o apoio de governos e parceiros industriais, podemos enfrentar esse desafio de aproveitar a energia renovável e o hidrogênio em grande escala para o futuro sustentável da indústria da aviação." Guillaume Faury, chefe da Airbus

Para que isso funcione, a Airbus está abordando os governos diretamente na esperança de que incentivos apropriados sejam criados para promover esse desenvolvimento. Quem sabe se tudo vai realmente funcionar da maneira que você imagina na Airbus, mas os europeus pelo menos criaram um conceito. Agora cabe à Boeing seguir o exemplo.

Acima de tudo, porém, também cabe aos governos envolver-se com essa tecnologia sustentável e encontrar os fundos adequados para isso. Uma nova chance para os governos do mundo mostrarem como são sérios sobre a sustentabilidade.