A Qualcomm anunciou durante o evento sobre seus chips Fastconnect e Networking Pro diversas novidades que chegaram ao mercado no final deste ano e no início de 2021. Trata-se do Wi-fi 2x2, Wi-fi 6 e Wi-fi 6E, que prometem maior velocidade, cobertura, estabilidade e até mesmo economia de bateria nos smartphones em certos casos. Os lançamentos anunciados atingirão, por exemplo, tanto os smartphones e notebooks (dispositivos clientes), quanto os roteadores Wi-fi e APs (acess points), os provedores do sinal.

O Wi-fi 2x2 nos smartphones e tablets

O Wi-fi 2x2 nada mais é que 2 pares de antenas para recepção de dados e 2 pares para o envio de sinal. Esta tecnologia estará presente em smartphones quanto em tablets e promete, segundo a Qualcomm, as seguintes vantagens frente aos dispositivos 1x1 (1 antena para enviar o sinal e outra para receber):

  • Velocidade de internet superior
  • Cobertura maior, mantendo velocidades mais altas mesmo a uma distância maior
  • Maior economia de bateria, devido a maior estabilidade na conexão, não tendo problemas com reconexão, que faz os aparelhos consumirem mais.
Dados de pesquisa de experiência dos usuários realizada pela Qualcomm e benefícios do Wi-fi 2x2 nos smartphones e tablets. Fonte. Qualcomm
Dados de pesquisa de experiência dos usuários realizada pela Qualcomm e benefícios do Wi-fi 2x2 nos smartphones e tablets. Fonte. Qualcomm

De acordo com a Qualcomm, o Wi-fi 2x2 está disponível nos dispositivos que possuem os chipsets Snapdragon das séries 660 e 800. Além disto, sabe-se que os chips Qualcomm com suporte ao Dual Band (5Ghz e 2,4Ghz) possuem o Wi-fi 2x2.

Foi dito pela fabricante norte americana de processadores mobile que toda a sua linha de chips com suporte ao Wi-fi 6 (6Ghz) também contaram com a tecnologia Wi-fi 2, porém de maneira mais eficiente, pois os aparelhos iram trabalhar de forma complementar com as frequências de 2,4Ghz e 5Ghz (sigla AC).

Wi-fi 6 e Wi-6E

O Wi-fi 6 já começou a aparecer em alguns dispositivos mobile, roteadores Wi-fi e APs (acess points), neste ano. Utilizando a sigla AX, a próxima geração do Wi-fi já possui uma atualização, o Wi-fi 6E, que deve chegar no início do ano que vem. Segundo a Qualcomm, a Anatel já esta para finalizar a sua decisão para liberar a banda necessária para os dispositivos Wi-fi de 6Ghz possam operar, tornando o Brasil o país da América Latina que está mais próximo de tornar esta tecnologia de transmissão de internet sem fio uma realidade.

Processo de aprovação do Wi-fi 6 na América Latina. Fonte: Qualcomm
Processo de aprovação do Wi-fi 6 na América Latina. Fonte: Qualcomm

O Wi-fi 6 não traz somente uma capacidade de prover uma velocidade de internet maior, mas também proporciona uma latência menor, trazendo benefícios para atividades como realidade virtual (exemplo: PSVR) e realidade aumentada (utilização da câmera do smartphone para a inserção de um objeto virtual junto com a imagem do ambiente na tela).Confira abaixo alguns dos benefícios do Wi-fi 6.

Benefícios do Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm
Benefícios do Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm
Benefícios do Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm
Benefícios do Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm

Devido ao fato de que os transmissores de sinal Wi-fi (roteador Wi-fi e Acess Points) com Wi-fi 6 possuírem a capacidade de trabalhar com 3 bandas (2,4Ghz, 5Ghz e 6Ghz), as redes mesh (saiba o que é e como funciona aqui) irão dar um salto de qualidade, pois será possível, por exemplo, utilizar a banda de 6Ghz para a comunicação entre os APs e a banda de 5Ghz para os dispositivos clientes (smartphones, notebooks, etc.).

Junto com o Wi-fi 6E, os dispositivos com os chips Qualcomm Fastconnect 6700 e 6900 terão acesso a tecnologia Bluetooth 5.2, que promete inúmeros benefícios, principalmente o compartilhamento do áudio de um dispositivo com mais de um par de fones de ouvido sem fio (para saber mais sobre esta tecnologia, acesse aqui).

Chips Qualcomm Fastconnect 6700 e 6900. Fonte: Qualcomm
Chips Qualcomm Fastconnect 6700 e 6900. Fonte: Qualcomm

Durante a seção das perguntas e respostas do evento da Qualcomm, foi citado pela empresa que já existem soluções de iluminação publica para centros urbanos que transmitem o sinal Wi-fi de 6Ghz, tornando as cidades cada vez mais inteligentes e eficientes no quesito de acesso à informação.

Smartphones com Wi-fi 6

Confira abaixo uma pequena lista de smartphones disponibilizada pela Qualcomm que atualmente possuem suporte ao Wi-fi 6:

Lista de smartphones com Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm
Lista de smartphones com Wi-fi 6. Fonte: Qualcomm

O que achou das novidades apresentadas pela Qualcomm para os próximos smartphones, roteadores Wi-fi e Acess Points? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!