Você já notou aquele ícone de um cadeado fechado ao lado do site que você está acessando no navegador? Ele mostra que o endereço que você está acessando é HTTPS e criptografa seu tráfego para que terceiros não consigam espionar a maioria das informações que estão sendo enviadas. Porém, embora haja essa tecnologia para proporcionar uma segurança maior, há sites HTTPS que podem possuir aparência segura, mas com formulários HTTP inseguros para o preenchimento de senhas e outros dados pessoais. Pensando nisso, a Google está preparando uma nova funcionalidade para o seu navegador Chrome.

Segundo a publicação no blog da Google, ao tentar preencher um campo considerado inseguro, o usuário receberá um primeiro aviso dessa forma abaixo:

Primeiro aviso que o navegador Google Chrome dará ao identificar um site inseguro. Fonte: Google
Primeiro aviso que o navegador Google Chrome dará ao identificar um site inseguro. Fonte: Google

Caso a pessoa insista em preencher com suas informações, aparecerá um aviso alertando novamente como o exemplo abaixo.

Segundo aviso que o navegador Google Chrome dará ao identificar um site inseguro. Fonte: Google
Segundo aviso que o navegador Google Chrome dará ao identificar um site inseguro. Fonte: Google

Além dos avisos mostrados acima, o Google decidiu desativar o preenchimento automático nos campos considerados inseguros. Com isso, seria uma forma de avisar o usuário que realmente é arriscado colocar as suas informações ali.

Antes, o Google tentava alertar os usuários de seu navegador tirando o ícone de cadeado ao detectar um formulário HTTP, porém a empresa diz que "os usuários não acharam essa experiência clara e ela não comunicou com eficácia os riscos associados ao envio de dados em formulários não seguros".

O que você achou desta forma que os desenvolvedores do navegador Chrome encontraram para avisar os usuários de sites inseguros? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!