O Google Maps é um aplicativo de geolocalização muito utilizado para traçar rotas e levar as pessoas onde elas desejam, mas além disso há também outras informações como estabelecimentos comerciais e recomendações personalizadas (de acordo com a atividade do usuário). O Google começou a testar no ano passado a funcionalidade de seguir os guias locais (local guides), mas agora os desenvolvedores decidiram expandir a novidade para todas as pessoas (sim, se tornou uma rede social).

Agora será possível acompanhar pelo Google Maps o compartilhamento de fotos, análises ou listas públicas de outras pessoas. O perfil dos usuários é semelhante ao que vemos no Twitter ou Facebook, possuindo um botão para seguir e o número de seguidores da pessoa. Após seguir algum usuário, a pessoa passará a receber notificações de suas postagens, recomendações e outras informações na aba de atualizações do app.

Nova funcionalidade do Google Maps para seguir pessoas e acompanhar as postagens. Fonte: androidpolice
Nova funcionalidade do Google Maps para seguir pessoas e acompanhar as postagens. Fonte: androidpolice

Caso o usuário opte por não fazer parte da rede social e não quiser compartilhar as suas atividades, o Google Maps permite que seja ativada uma restrição que fará com que seja necessária uma aprovação para que alguma pessoa siga o perfil. Além das possibilidades citadas acima, haverá também filtros de tópicos para mostrar o que o usuário mais publica (para o caso de usuários muito ativos no Google Maps, que postam constantemente ao longo do dia sobre os locais por onde ele passa).

A novidade está chegando aos poucos, mas acredita-se que nos próximos dias todos já poderão acessar a rede social criada no Google Maps.

O que achou da novidade implementada pelo Google Maps? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!