O Google Maps é um aplicativo de geolocalização que auxilia a muitos durante o deslocamento, seja a pé, de carro, de bicicleta ou mesmo através de um transporte coletivo. O app desenvolvido pela Google é útil para guiar as pessoas para destinos definidos ou mesmo descobrir eles, através de uma simples pesquisa por locais na plataforma. Seus desenvolvedores estão sempre criando novas ferramentas para tornar a experiência dos usuários cada vez melhor, a última novidade revelada aplicativo foi a exibição de semáforos na versão para o SO Android.

O site Droid-Life conseguiu diversas capturas de tela (print screen) que mostra os semáforos nos cruzamentos de ruas. O usuário do smartphone mostrou em West Des Moines (futura cidade a ser contemplada com a estrutura de internet Google Fiber) diversas regiões onde o desenho de semáforos estava sendo exibido. Os ícones dos semáforos podem ser vistos através da visão clássica dos mapas no app.

Exibição de semáforos nas duas no app Google Maps. Fonte: droid-life
Exibição de semáforos nas duas no app Google Maps. Fonte: droid-life

A nova ferramenta sem dúvidas poderá mudar a forma como o trânsito flui, pois poderá avisar ao condutor, com antecedência, se há um semáforo se aproximando ou não ao longo do trajeto na via. Infelizmente o ícone do semáforo não informa se ele esta verde, amarelo ou vermelho, somente sinaliza o local em que ele está.

Não se sabe ainda se o teste da funcionalidade está limitado a um grupo de usuários ou uma região/cidade.

É interessante notar que a Apple lançou a funcionalidade descrita acima em seu serviço de mapas em 2019. Entretanto, a Google ainda não oferece a informação de sinais de pare nas ruas (por enquanto).

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!