Em breve o aplicativo Google Maps completará 15 anos de idade. Para comemorar, a Google lançou uma atualização para o app que muda o ícone para o serviço de geolocalização. Além da alteração da logomarca do software, foram feitas pequenas mudanças gráficas, além de adicionar mais alguns recursos.

Lançado no dia 8 de fevereiro de 2005, o Google Maps foi feito para auxiliar as pessoas durante o deslocamento a pé ou carro ou bicicleta ou caminhão. Atualmente ele é utilizado para diversas atividades que auxiliam desde a mobilidade até o lazer, indicando, por exemplo, bons restaurantes para se comer.

A principal mudança no Google maps foi o ícone do aplicativo

A maior mudança de todas foi o ícone do aplicativo, como mencionado acima. Anteriormente havia um fundo que remetia a vias de uma cidade com um alfinete vermelho fincado e a letra G em cima no canto esquerdo. Agora há um fundo branco e apenas um alfinete colorido com as cores do Google no centro.

Novo ícone do Google Maps
Novo ícone do Google Maps

Outra alteração recebida no app são duas abas que foram adicionadas na parte inferior da tela inicial do app, a "contribuir" e a "atualizações", além de substituir a aba "para você" pela aba "salvo". O motivo destas modificações está nos novos recursos que foram adicionados ao aplicativo, que possuem foco maior no conteúdo colaborativo dos usuários e a capacidade de seguir outras pessoas que utilizam a plataforma. Com esse novo layout, os recursos que a empresa quer que tenham mais atenção, ficam mais a vista ao invés de ficarem escondidos na aba do menu lateral.

Novo layout com pequenas mudanças no Google Maps. Fonte: TheVerge
Novo layout com pequenas mudanças no Google Maps. Fonte: TheVerge

Foi anunciado também pela Google novos recursos para o Maps. Entretanto, eles não chegarão até o início de março.

A primeira funcionalidade é o aumento das informações de crowdsourcing (contribuição colaborativa de saberes entre os usuários) para o transporte público. Anteriormente, o Maps permitia que o usuário soubesse apenas se um trem ou ônibus está lotado, porém, com a nova atualização, será possível ter acesso a outros detalhes como, por exemplo, temperatura, acessibilidade para cadeirantes, se existem transporte para mulheres ou segurança a bordo.

Outra ferramenta que está chegando chama-se Live View, que se utiliza de realidade aumentada. Através dela, é possivel utilizar a câmera do seu smartphone para saber passo a passo onde você deve ir e onde fica o seu destino final.

Live View no Google Maps. Fonte: TheVerge
Live View no Google Maps. Fonte: TheVerge

O novo ícone deverá vir com a atualização lançada hoje do Google Maps, porem as novas informações de transporte público e o Live View serão adicionados no próximo mês.

Fonte: The Verge