[Google Maps] Google anuncia navegação por voz detalhada para deficientes visuais

Ontem, em homenagem ao dia mundial da visão (10 de outubro), o Google anunciou uma nova funcionalidade para o Google Maps que promete ajudar as pessoas que possuem alguma deficiência visual. Confira!

Por Tecnologia Pular para comentários
[Google Maps] Google anuncia navegação por voz detalhada para deficientes visuais

Ontem, em homenagem ao dia mundial da visão (10 de outubro), o Google anunciou uma nova funcionalidade para o Google Maps que promete ajudar as pessoas que possuem alguma deficiência visual. Com este novo recurso, será possível receber orientações detalhadas do aplicativo para o deslocamento a pé ou de carro. Esta ferramenta é a primeira a ser desenvolvida do zero no aplicativo de mobilidade via GPS.

Wakana Sugiyama, é analista de negócios do Google em Tóquio e possui deficiência visual. Coincidentemente, a funcionária foi um dos colaboradores neste projeto de criação da ferramenta voltada para deficientes visuais. Wakana diz:

"Sinto-me feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a equipe do Maps neste projeto como consultor e testador - fora do meu trabalho diário como analista de negócios no escritório de Tóquio."

Wakana Sugiyama caminhando pelas ruas de Tóquio. Fonte: Google Maps (YouTube)Wakana Sugiyama caminhando pelas ruas de Tóquio. Fonte: Google Maps (YouTube)

Wakana ainda complementa descrevendo a sua experiência bem-sucedida que obteve ao testar a nova ferramenta:

"Com esse recurso, posso navegar pelas ruas de Tóquio com mais conforto e confiança. Enquanto viajo, o Google Maps proativamente me avisa que estou na rota correta, a distância até a próxima curva e a direção em que estou entrando. Ao me aproximar de grandes cruzamentos, recebo um aviso para atravessar com cautela adicional. E se eu deixar o meu percurso acidentalmente, receberei uma notificação falada de que estou sendo redirecionado."

A analista de negócios ainda afirma que a navegação detalhada por voz não irá apenas ajudar as pessoas com deficiência visual a deslocar de um ponto para outro, mas proporcionará maior confiança e segurança ao realizar viagens sozinhas. Além disso, o novo recurso permite que você se concentre mais no que tem que fazer em seu destino final ao invés de ficar tenso durante todo o percurso.

Observação: Versões deste vídeo com descrições completas em áudio para pessoas com deficiência visual também estão disponíveis em inglês e japonês.

A ferramenta provavelmente será útil também para outros públicos, pois ela permite que você não precise desviar a atenção a todo momento para conferir se está seguindo a rota escolhida de maneira correta. Ou seja, será um avanço muito interessante rumo a uma mobilidade mais livre e sem preocupações.

A orientação detalhada por voz na navegação do Google Maps já foi lançada para Android e iOS. Porém, até o momento, ela se encontra disponível somente no idioma inglês e japonês. Mas não se preocupe, pois de acordo com o Google, o suporte a mais idiomas será implementado muito em breve.

Fonte: Blog Google, androidauthority

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias