Ontem, dia 21, foi o dia mundial da consciência da acessibilidade e para comemorar, o Google implementou novos recursos no seu aplicativo de geolocalização Google Maps. A nova função do app permite que o usuário visualize os locais que possuem infraestrutura para cadeirantes.

Através da nova ferramenta voltada para deficientes físicos, a pessoa poderá ver quais comércios ou pontos de interesse que possuem, por exemplo, rampas nas calçadas, estacionamento com vagas exclusivas e banheiros próprios para aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção. Isso será útil não somente para cadeirantes, mas para idosos ou pessoas que sofreram algum acidente e utilizam muletas, por exemplo. A engenheira de software da Google, Sasha Blair-Goldensohn, diz:

"Com esse recurso 'rollout', é mais fácil encontrar e contribuir com informações de acessibilidade para cadeiras de rodas ao Google Maps. Isso beneficia a todos, desde aqueles que usam cadeiras de rodas e pais empurrando carrinhos até adultos mais velhos com pernas cansadas e pessoas carregando itens pesados. E neste período do COVID-19, é especialmente importante saber antes de ir, para que você não fique preso fora dessa farmácia, supermercado ou restaurante."

Para ativar o novo recurso no Google Maps, basta acessar o menu de configurações do app, ir até "configurações de acessibilidade" e ativar a exibição de "locais acessíveis". De acordo com o blog do Google, a novidade está chegando primeiro para a Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, mas que os outros países serão contemplados em breve com a ferramenta.

Confira abaixo o vídeo de demonstração da nova ferramenta:

Google Maps tem navegação por voz detalhada para deficientes visuais

No final do ano passado, em outubro, no dia mundial da visão, o Google anunciou uma nova funcionalidade para o Google Maps que foi feita pensando nos deficientes visuais. Com este novo recurso, é possível receber orientações detalhadas do aplicativo para o deslocamento a pé ou de carro. Esta ferramenta foi a primeira a ser desenvolvida do zero no aplicativo de mobilidade via GPS.

A ferramenta é útil, por exemplo, para locais públicos, pois ela permite que você não precise desviar a atenção a todo momento para conferir se está seguindo a rota escolhida de maneira correta. Ou seja, será um avanço muito interessante rumo a uma mobilidade mais livre e sem preocupações.

Vídeo incorporado do YouTube