Recentemente a Xiaomi anunciou novos produtos para comercializar no Brasil. Dentre as novidades apresentadas, sem dúvidas a estrela foi a estreia da Mi Band 5 no país. Embora não haja tanta diferença de preços no exterior entre a quarta geração da smartband e a quinta, a diferença de preços aqui extrapolou, chegando a R$499 o preço de uma unidade na loja oficial (contra R$299 da Mi Band 4).

Confira abaixo os principais recursos trazidos pela Mi Band 5:

Tela AMOLED foi aumentada em 20% e ganha mais 100 watchfaces (mostradores)

A tela da Mi Band 5 ficou 20% maior que a da Mi Band 4, indo de 0,95 para 1,1 polegadas. Além disso, na quinta geração da pulseira inteligente da Xiaomi foram adicionadas 100 novas watchfaces (mostradores) com temas como, por exemplo, de Neon Genesis Evangelion (provavelmente devido ao 25º aniversário da animação), Case Closed, Hatsune Miku, Bob Esponja. Ou seja, quem reclamava antes de falta de artes para mudar a aparencia da tela principal da smartband, pode comemorar! (espera-se que a empresa adicione muitas mais além destas).

Comparação entre a Mi Band 5 (esquerda) e a Mi Band 4 (direita). Fonte: sina
Comparação entre a Mi Band 5 (esquerda) e a Mi Band 4 (direita). Fonte: sina
Novos mostradores da Mi Band 5 (watchfaces). Fonte: digi-wo
Novos mostradores da Mi Band 5 (watchfaces). Fonte: digi-wo

Novo Design

Como você pode conferir abaixo, o novo design da Mi Band 5 ganhou uma leve mudança no formato da pulseira com relação a Mi Band 4. Ou seja, quem possuir a geração anterior, terá que comprar uma nova pulseira, pois não haverá compatibilidade como ocorreu entre a Mi Band 4 e a Mi Band 3. Além disso, como você deve ter percebido, há novas cores (verde, vermelho, amarelo e preto).

Xiaomi Mi Band 5. Fonte: sina
Xiaomi Mi Band 5. Fonte: sina

Carregamento magnético sem precisar tirar a pulseira

Agora a Mi Band 5 permite que o usuário carregue a sua smartband sem retirá-la da pulseira para carregamento. Isso é possível graças ao carregador com imãs que se encaixam com facilitada ao aproximar do contato na parte traseira do dispositivo, próximo ao sensor de batimento cardíaco.

Xiaomi Mi Band 5 sendo carregada. Fonte: sina
Xiaomi Mi Band 5 sendo carregada. Fonte: sina

Mais esportes podem ser detectados pela Mi Band 5

Embora o conjunto de sensores permanece inalterado, o software da Mi Band 5 recebey melhorias, tornando possível identificar até 11 esportes diferentes (ou "modos profissionais" como a Xiaomi denomina). Agora, através da melhoria será possível, por exemplo, reconhecer até 5 dos principais estilos de forma automática. Isso ocorre graças ao ajuste e informações detalhadas que a companhia conseguiu ao longo do tempo com suas pulseiras inteligentes.

Pontuação do PAI

A Xiaomi desenvolveu um sistema chamado PAI (Personal Activity Intelligence), que pontua de acordo com as informações coletadas pela Mi Band 5, oferecendo insights sobre o impacto dos treinos no bem estar e condicionamento físico do usuário.

Monitoramento cardíaco foi aprimorado e agora é capaz de detectar anormalidades

Assim como o Apple Watch, a Mi Band 5 será capaz de detectar anormalidades do coração. O sensor PPG recebeu um aprimoramento e está 50% mais preciso que o implementado na Mi Band 4.

Sensores da Mi Band 5. Fonte: GSM Arena
Sensores da Mi Band 5. Fonte: GSM Arena

Agora é possível extrair dados sobre o sono REM

Uma função que não havia anteriormente na Mi Band 4 e que agora está presente na quinta geração o wearable é a capacidade de extrair dados relacionados ao sono REM e ao sono leve. Algo que poderá dar uma pista melhor de como está a qualidade de sono do usuário.

Ficha técnica

  • Armazenamento: 16MB
  • Dimensões: 47.2 x 18.5 x 12.4mm
  • Peso: 12.1g
  • Resistência a água: 5 atm
  • Display - tipo: AMOLED
  • Display - tamanho: 1.1
  • Display - resolução: 126x294
  • Bateria: 125mAh
  • Carregador: Carregador com conector magnético
  • Bluetooth: 5.0
  • NFC: Sim
  • Sensores: Acelerômetro, Giroscópio, Barômetro, Proximidade e Batimentos cardíacos
  • Xiaomi Mi Band 5 - Ficha técnica completa