Desde quinta-feira da semana passada, de acordo com o site BleepingComputer, a Garmin vem enfrentando problemas para manter os seus serviços devido a um ataque do ransomware WastedLocker. Segundo a Forbes, o ataque afetou muitos produtos da empresa, indo desde programas de aviação até trackers fitness (relógios com funções voltadas para exercícios), tornando-os inutilizáveis.

O ciberataque afetou diversos usuários que utilizam seus relógios para coletar dados de suas corridas e trilhas de bicicletas através do app Garmin Connect. Além disso, pilotos de avião que utilizam os o banco de dados da Garmin tambem foram afetados. Como se não bastasse, todos os meios de atendimento da empresa foram interrompidos devido ao ataque aos sistemas da companhia.

No site da Garmin é dito:

"No momento, estamos enfrentando uma interrupção que afeta o Garmin.com e o Garmin Connect. Essa interrupção também afeta nossas centrais de atendimento e, atualmente, não podemos receber chamadas, e-mails ou bate-papos online. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e pedir desculpas por esse inconveniente."

De acordo com o site ZDNet:

"A empresa está atualmente planejando uma janela de manutenção de vários dias para lidar com as consequências do ataque, que inclui o encerramento de seu site oficial, o serviço de sincronização de dados do usuário Garmin Connect, os serviços de banco de dados de aviação da Garmin e até algumas linhas de produção na Ásia".

Segundo a Forbes, o ataque do ransomware criptografou quase todos os dados da empresa e os hackers responsáveis pela invasão exigiram um valor total de US$10 milhões para que os dados fossem liberados. O site BleepingComputer conseguiu capturas de tela mostrando listas de arquivos da Garmin que foram criptografados pelo malware, onde no final havia uma nota de resgate para cada arquivo.

Captura de tela dos arquivos da Garmin que foram criptografados. Fonte: bleepingcomputer
Captura de tela dos arquivos da Garmin que foram criptografados. Fonte: bleepingcomputer

A Garmin já comunicou que fechou todos os bancos de dados e computadores de funcionários conectados via VPN para impedir uma disseminação maior do ransomware. Além disso, através da seção de perguntas frequentes, que a empresa disponibilizou em uma postagem no Twitter, foi dito que:

"A Garmin não tem indicação de que essa interrupção tenha afetado seus dados, incluindo atividade, pagamento ou outras informações pessoais."

Você está passando por dificuldades com seu produto Garmin? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência e opinião sobre a interrupção dos serviços da empresa devido ao ataque.