Elon Musk possui projetos um tanto quanto diferentes como, por exemplo, a internet via satélite Starlink, a SpaceX e o Tesla Cybertruck. Agora, sua mais recente criação foi a startup Neuralink, que obteve 158 milhões de dólares em investimento. O objetivo desta nova empresa é basicamente oferecer juma interface cérebro-computador com diversas funções interessantes, inclusive a de transmitir músicas diretamente para o seu cérebro.

Em seu perfil no Twitter, Elon Musk diz que através da tecnologia que está sendo desenvolvida na Neuralink, "poderia ajudar a controlar os níveis hormonais e usá-los em nosso proveito (habilidades e raciocínio aprimorados, alívio da ansiedade etc."

Elon também disse que seria possível ouvir músicas diretamente do chip desenvolvido pela Neuralink. Em um evento que ocorreu em 2019, foi mostrado que se utilizaria um dispositivo "parecido com uma máquina de costura", conectado entre o computador e um chip inserido no cérebro.

Sistema utilizado para inserir o chip no cérebro. Fonte: neuralink (YouTube)
Sistema utilizado para inserir o chip no cérebro. Fonte: neuralink (YouTube)

Para inserir o chip seria necessário um processo parecido com a cirurgia ocular a laser. Além disto, haveria um "robô neurocirúrgico" que seria responsável por encaixar "fios" flexíveis dentro do cérebro. Foi dito em um documento de pesquisa no ano passado (2019), que todo o "streaming de dados" seria feito por um cabo USB-C.

Segundo Elon, as vantagens seriam muitas, inclusive para auxiliar pessoas com Parkinson, lesões cerebrais, autismo, basicamente qualquer coisa que exija ajusta do cérebro.

Já foram realizados testes em animais e segundo Elon Musk, o projeto irá revelar os planos para testes em humanos ainda este ano. Mais informações devem ser anunciadas no dia 28 de agosto.

O que achou desta nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Neuralink? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!