Recentemente o Ministro da Economia, Paulo Guedes, comunicou que o governo possui planos criar um imposto para pagamentos ou comércio em meio eletrônico. Esta proposta faz parte da reforma tributária que está sendo preparada para enviar ao Congresso Nacional. A taxa estipulada para o tributo é de 0,2% em cima de cada pagamento ou venda online.

De acordo com Paulo, a ideia é ampliar a base de cobrança, ou seja, criar impostos em todos os meios possíveis para incidir e o brasileiro pagar mais ainda do que já paga e não ter retorno algum. Diz o ministro que com isso será possível diminuir a cobrança que ocorre em outras bases, como a folha de pagamentos. Durante uma entrevista com a rádio Jovem Pan, Paulo diz:

"A nossa ideia era colocar uma terceira base, que seriam os pagamentos, os comércios eletrônicos, uma base que está crescendo. Uma alíquota pequenininha de 0,2% sobre comercio eletrônico tem uma capacidade de arrecadação bastante importante, e está crescendo."

Paulo também diz que, além de diminuir os descontos nas folhas de pagamento das empresas, a criação deste imposto poderá reduzir os impostos sobre o consumo ou no imposto de renda. Segundo ele:

"Só tem uma forma de você simplificar e reduzir as alíquotas de impostos, é ampliar a base. Se todo mundo paga um pouquinho não precisa pagar muito."

Com relação a reforma tributária, Paulo Guedes disse que ela já está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional, mas está em processo de "entendimento político".

O que você acha sobre a criação deste novo imposto em cima de qualquer pagamento ou venda online? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!