Uma das grandes apostas da Google além do Lens, é a realidade aumentada (RA) no Google Maps. A RA foi implementada nas rotas a pé do app no ano passado tanto para Android quanto para iOS e mais recursos estão por vir para esta funcionalidade. Agora a Google está se utilizando do recurso Live View para calibrar a localização do usuário.

De acordo com a Google, o "GPS fica aquém" em locais urbanos com muitos prédios causando interferência. A solução encontrada pela empresa para determinar onde o usuário está se utiliza da câmera do smartphone e dados do Street View.

Ao abrir o Live View, aparecerá um pedido dizendo para que o usuário aponte a câmera para os prédios, placas de rua e outros elementos na rua. Estas imagens serão uteis para que o app Google Maps saiba em que direção você está indo. Para calibrar a bussola exibida na tela, será necessário mover o celular formando um "8" imaginário, isso servirá para melhorar a precisão do ponto azul do Maps.

Tela exibida ao selecionar o círculo azul no mapa do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri
Tela exibida ao selecionar o círculo azul no mapa do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri

Selecionar o círculo azul irá abrir uma tela cheia com a nova opção "salvar o seu estacionamento". Ao selecioná-la, será aberta a mesma interface utilizada pelo Live View. Esta função já está disponível para dispositivos com sistema operacional Android.

Google Maps realiza testes com exibição de semáforos nas ruas

O Google começou recentemente a realizar testes de uma nova funcionalidade em seu app Google Maps. Os desenvolvedores estão testando a exibição de semáforos nas ruas de West Des Moines (futura cidade a ser contemplada com a estrutura de internet Google Fiber). Os ícones dos semáforos podem ser vistos através da visão clássica dos mapas no app, para saber mais acesse a notícia completa.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!