Recentemente, a Ford publicou um comunicado em seu blog anunciado seus planos para tornar a empresa livre de emissões de carbono até o ano de 2050. Para atingir esse objetivo, a montadora norte-americana de carros irá focar em três áreas principais: uso de veículos, base de suprimentos e instalações da companhia, que representam aproximadamente 95% de suas emissões de CO2.

O intuito da Ford ao fazer essa promessa é fazer com que o objetivo de ter todas as suas fabricas funcionem 100% através de energias renováveis geradas localmente até o ano de 2035 seja comprido. Além disso, a empresa também está comprometida em investir mais de US$11,5 bilhões em veículos elétricos até 2022.

Há também 3 escopos de missões que a empresa pretende seguir para tornar a Ford mais sustentável. O primeiro deles trata das emissões diretas da empresa, enquanto o segundo lida com as emissões indiretas criadas pela empresa e por último temos as emissões criadas pelos produtos vendidos. Sem dúvidas não será uma tarefa fácil de lidar e mais ainda de quantificar no caso das emissões de CO2 de produtos e emissões indiretas de gases por terceiros com ligação a empresa, entretanto não foi explanado nada sobre esta questão.

Preocupações da Ford com a sustentabilidade. Fonte: Ford
Preocupações da Ford com a sustentabilidade. Fonte: Ford

A Ford não está sozinha em suas ambições. A medida que se fala mais sobre o impacto no clima causado pelo homem, diversas grandes marcas automobilísticas fizeram declarações semelhantes como, por exemplo, a Shell, a BP, a Delta, a Fórmula 1, entre outras. Enquanto isso, a Microsoft possui planos de ir mais longe ainda e possuir um nível negativo de emissão de carbono.

O que você achou da atitude da Ford? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!