O diretor municipal de serviços de saúde de um distrito rural de Gana, Bismark Sarkodie, impôs quarentena para um campo inteiro de 244 trabalhadoras depois que três deles deram positivo para o Coronavírus (COVID-19). Após duas semanas, os moradores já estava desesperados para sair, mas Bismark impediu com a justificativa de que não podia fazê-lo até ter certeza de que todos estavam livres do vírus. Ou seja, era preciso realizar testes novamente e para isso era necessário transportar os resultados para a capital, Accra. A solução encontrada para agilizar as análises foi a utilização de um drone autônomo.

Dois dias após o envio dos testes via drone, os resultados das análises saíram e foram enviados via mensagem SMS: negativo. Finalmente os trabalhadores poderiam sair da quarentena. Bismark podia ter se gabado do fato de ser o primeiro país do mundo a usar drones para realizar testes de Coronavírus, mas ao invés disso ele ficou aliviado pelo seu distrito ter se livrado da enfermidade.

"Testes são a coisa mais importante e, se existir algo para torná-los mais rápidos, melhor."

Pacote de testes de COVID-19 transportado pelos drones em Gana. Fonte: dronelife
Pacote de testes de COVID-19 transportado pelos drones em Gana. Fonte: dronelife

Empresa norte americana de logística auxilia o país com seus drones

Para nós, não pode parecer muito, mas Gana está sofrendo por horas e até dias para conseguir concluir os testes de COVID-19. Anteriormente, os drones estavam sendo utilizados com foco em transporte de suprimentos médicos vitais (para enviar da capital para a zona rural). Agora, com a ajuda da Zipline, empresa americana de logística de serviços de saúde, isto está mudando. A companhia está auxiliando agora no transporte de resultados de testes de áreas rurais de difícil acesso e as enviando para Accra.

A Zipline possui planos de implementar esta tecnologia utilizada em Gana nos EUA, mas de acordo com a companhia, o objetivo atual é focar no programa de auxílio ao país africano. O CEO da empresa, Keller Rinaudo, diz:

"O uso da entrega de drones sem contato para transportar amostras de teste COVID-19 permitirá que o governo responda mais rapidamente à pandemia e ajude a salvar vidas."

Já foram realizados 70 mil testes em Gana

Até o momento já foram realizados 70 mil testes e foi constatado que Gana possui uma das maiores taxas de testes do continente africano. Uma semana atrás, os testes realizados tinham que ser transportados por uma estrada, onde o trajeto até a capital demorava em média 6h. Além disso, algumas clinicas remotas se recusavam a despachar ambulâncias para somente um teste e por conta disso esperavam alguns dias para recolher um número maior de amostras para exame.

Atualmente Gana possui cerca de 1000 casos confirmados

Atualmente Gana possui cerca de 1000 casos de COVID-19 confirmados. Espera-se que com o uso dos drones as ações do governo de Gana sejam mais eficientes, conseguindo assim conter a disseminação do vírus. Desta forma acredita-se que o número de casos diminua ou seja atenuado ao menos.

O que achou da solução utilizada pela população de Gana contra o Coronavírus? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.