No mundo Android, dois tipos diferentes de "dobráveis" estão em alta, aqueles que têm uma tela dobrável como o Galaxy Z Flip, Galaxy Fold, Motorola Razr, Huawei Mate X, Royole FlexPai entre outros e aqueles que têm duas telas separadas como o LG G8X e o LG V60 ThinQ, Microsoft Surface Duo e outros mais antigos que já possuíam esse formato.

Um dos melhores aspectos do uso de várias telas, seja em um notebook ou smartphone, é a facilidade de uso em multitarefa. Nas versões para desktop do Chrome, é fácil abrir duas janelas lado a lado para trabalhar em uma, mantendo a outra aberta para referência.

Fazer algo semelhante no Android, até a chegada dos dobráveis não tinha sentido, por conta do espaço restrito. Talvez até exista maneiras de se fazer isso através de mods para o navegador.

Mas em vez disso, os smartphones com telas maiores e, neste caso, telas duplas, oferecem atualmente uma maneira diferenciada de visualizar as informações, entregando mais espaço ao usuário, expandindo assim seu uso.

Smartphones dobráveis e com telas duplas poderão em breve usar o Chrome como se estivessem em seus computadores.
Smartphones dobráveis e com telas duplas poderão em breve usar o Chrome como se estivessem em seus computadores (ou quase).

Com o advento das telas dobráveis e/ou duplas, o Google parece estar preparando o Chrome para Android para trazer o mesmo recurso de separar as abas do navegador, lado a lado, assim como nos computadores.

Em uma nova alteração de código enviado hoje para gerenciamento de código fonte Gerrit do Chromium, temos menção ao uso de várias telas, com base no trabalho inicial começou em 2018 para smartphones com duas telas, como a ZTE Axon M.

De acordo com a descrição da alteração de código, você poderá usar uma segunda tela para abrir uma segunda guia separada do Chrome, possivelmente usando a opção "Mover para outra janela" do Chrome, identificada pela primeira vez lá atrás no Android Nougat.

Além disso, existem novas proteções para mesclar dois conjuntos de guias quando uma segunda tela for desligada ou desconectada.

Como a maioria dos outros novos recursos do Chrome, o trabalho está começando atrás de uma nova sinalização no "chrome://flags", embora seja provável que o texto abaixo mude antes de vê-lo em seu dispositivo.

Multiple Display

When enabled, tabs can be moved to the secondary display.

#android-multiple-display

Levando em consideração que o Google atualmente possui equipes trabalhando em HomeOffice, não se sabe ao certo quando esse novo recurso estará disponível.

Contudo, considerando que o Surface Duo da Microsoft será lançado ainda este ano e que a empresa usa o Chromium como base para o navegador Edge no Android e no Windows, não seria uma surpresa ver a Microsoft contribuir com os esforços do Google para oferecer suporte a várias telas no Chrome.