O surto do coronavirus vem dominando cada vez mais as manchetes de sites, revistas e jornais. Há cientistas em diversas partes do mundo no momento correndo atrás de descobrir o que influencia na transmissão e como ela ocorre para obter alguma solução para brecar o surgimento de mais casos. Em meio a isso estão havendo opiniões e informações errôneas circulando pela internet através de sites e redes sociais, para isso é importante que as pessoas saibam filtrar as informações, porém esta é uma tarefa que nem sempre está ao alcance de todos.

Como você pesquisa informações sobre saúde?

Muitas das vezes acessamos o Google que nos oferece milhões de resultados, mas na grande maioria das vezes, será difícil para a pessoa saber diferenciar o confiável do não confiável. Isso atualmente também em aplicativos de celular como o Whatsapp, onde circulam diversas imagens, vídeos e áudios trazendo informações por vezes erradas. Há também vídeos no YouTube de pessoas que dizem ser autoridades no assunto incentivando as pessoas a realizarem alguma ação que irá prejudicar a sua saúde.

Imagem ilustrativa. Fonte: information age
Imagem ilustrativa. Fonte: information age

É necessário que, em tempos de uma enxurrada de informações haja algo que sinalize para o leitor que o conteúdo que ele está lendo é confiável e atualizado. Esta necessidade se faz ainda maior quando tratamos sobre a temática saúde, que é algo que interfere diretamente na vida das pessoas no dia a dia. Além disso, de nada adianta a informação ser correta e atualizada se a mesma não for de fácil compreensão, ou seja, tem de se analisar diversos aspectos para que o conteúdo publicado seja adequado aos leitores de forma universal.

Por que acessar somente sites com credibilidade?

É importante que a pessoa tenha consciência de que ao acessar um site sobre saúde e acreditar nas informações contidas nele, ela poderá trazer algum mal ao seu corpo. A informação contida na página acessada possui o risco de estar incompleta, de não ser compreendida em sua totalidade e acabar levando a automedicação de forma errônea e o pior, sem o acompanhamento de um profissional da saúde capacitado. Isso poderá acarretar sérias complicações que podem ser irreversíveis dependendo do caso.

Automedicação. Fonte: magazine-avantages
Automedicação. Fonte: magazine-avantages

Sites de saúde confiáveis

No intuito de evitar informações desatualizadas ou errôneas sobre saúde, recomendamos alguns sites para que você acompanhe e se mantenha atualizado:

O selo Sergio Arouca

No intuito de oferecer uma informação confiável, atualizada e de fácil compreensão para que qualquer pessoa saiba ler, interpretar e entender, foi criado no Brasil o selo Sergio Arouca. O símbolo que sinaliza que o conteúdo publicado na internet é próprio para que qualquer pessoa, independente do seu nível escolar, foi lançado no dia 14 de dezembro de 2016. A sua primeira utilização ocorreu no blog "Tuberculose: Circulando a Informação" que apresentava na época uma informação de qualidade, atualizada e de fácil entendimento.

Selo Sergio Arouca de Qualidade de Informação. Fonte: agora.fiocruz
Selo Sergio Arouca de Qualidade de Informação. Fonte: agora.fiocruz

O selo foi idealizado pelo professor doutor André Pereira Neto, coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) localizada na Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro.