O reconhecimento facial provou ser um benefício para diversas aplicações, facilitando a permissão para acessar, por exemplo, um lugar, software ou app. Entretanto há também o lado negro da moeda, onde é possível se utilizar destes dados gerados e lesar pessoas, empresas, organizações, processos, etc. Entenda o porquê que a tecnologia pode servir tanto para melhorar a qualidade de vida dos seus usuários quanto para torná-la um inferno, onde não há privacidade em diversos sentidos.

O reconhecimento facial permite o desbloqueio de smartphone e facilita a aprovação de pagamentos

É fato que o reconhecimento fácil nos smartphones nos poupa um belo tempo evitando-se de realizar diversos passos para realizar o desbloqueio do aparelho. Além disso, a tecnologia evoluiu tanto que usuários chineses e usuários do celular iPhone já conseguem realizar a aprovação de pagamentos através do reconhecimento do rosto.

Imagem ilustrativa de desbloqueio através do reconhecimento facial. Fonte: cpomagazine
Imagem ilustrativa de desbloqueio através do reconhecimento facial. Fonte: cpomagazine

A biometria facial também é utilizada na entrada de escritórios ou empresas, onde há um grande fluxo de pessoas e é preciso haver uma melhor administração de quem entre ou sai. Isso é necessário pelo fato de que, por exemplo, por vezes não se sabe se o indivíduo trabalha ou não no local ou o local contém informações sigilosas ou há objetos de valor no ambiente.

Não há como negar que facilidades como as citadas proporcionam uma praticidade e tanto no dia a dia e menos dor de cabeça para certos problemas, pois dependendo da tecnologia empregada, há um nível de dificuldade grande para se obter o acesso. Entretanto a funcionalidade não é utilizada somente para estes casos, gerando dessa forma insegurança entre os seus usuários.

Polícia está utilizando cada vez mais o reconhecimento facial para solução de crimes

Cada vez mais postos policiais vem utilizando a tecnologia de reconhecimento facial através de softwares que analisam as características descritas para encontrar suspeitos. Em 2017 o Reino Unido fez sua primeira prisão auxiliada pela ferramenta, após o ocorrido noticiou-se em 2018 que a polícia chinesa começou a utilizar o Google Glass com um software desenvolvido pela empresa LLVision para localizar possíveis culpados por crimes ocorridos.

Policial chinesa com Google Glass. Fonte: hindustantimes
Policial chinesa com Google Glass. Fonte: hindustantimes

Neste ano também foi noticiado que a empresa Clearview AI está fornecendo um banco de dados de mais de 3 bilhões de imagens para os estabelecimentos policiais nos EUA somando mais de 600 postos policiais registrados. Há a possibilidade de utilizar o sistema da desenvolvedora de softwares tanto para o bem quanto para o mal. Existe o risco, por exemplo, de policiais utilizarem imagens falsas para prender pessoas de forma ilegal.

Por mais que a profissão do policial tenha como premissa trabalhar sempre a favor da lei com muita ética em seus atos, não há como negar que existem profissionais que não tem essa mentalidade e são corrompidos por ideias nefastas. É plenamente possível a utilização do poder e do acesso ao sistema para ganhar dinheiro ou um favor em troca, daí a importância do compliance nas empresas e instituições. Através da criação de regras rígidas e o desenvolvimento de uma cultura, tende-se a diminuir o número de pessoas corrompidas por algum motivo.

Microsoft e Google alertam sobre a importância da criação de leis para regulamentar a tecnologia de reconhecimento facial

Sundar Pinchai, CEO da Google. Fonte: LAtimes
Sundar Pinchai, CEO da Google. Fonte: LAtimes

Brad Smith, presidente da Microsoft e Sundar Pinchai, CEO da Google, já mencionaram em diferentes momentos a importância da criação de leis para a regulamentação de aplicações envolvendo a tecnologia de reconhecimento facial. Não é à toa que grandes empresas já estão tentando alertar os governos de diversos países no mundo para que haja uma posição com relação a ferramenta, pois ela pode ser tanto um benefício quanto uma ameaça para a população.

Privacidade e segurança das pessoas esta em jogo com o reconhecimento facial

Analisando o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia de reconhecimento facial e suas aplicações, é certo afirmar que se não houver por parte do governo e por parte das empresas a criação de leis e diretrizes a serem seguidas, a privacidade e segurança das pessoas correrá sério risco de ser comprometido. Afinal, não é difícil atualmente conseguir manipular os dados da forma como estão, exemplo disso é a empresa Clearview AI que acessa diversos sites na internet e retira imagens violando os termos de serviço dos mesmos.