O Firefox Private Network (FPN) está versão beta e está disponível inicialmente apenas para usuários nos EUA, o serviço gratuito está restrito a 12 horas de navegação criptografada na versão para desktop do Firefox por enquanto.

Você também precisará de uma conta do Firefox para usar a extensão. O que talvez seja ainda mais interessante, porém, a Mozilla também está trabalhando em um serviço VPN a nível de dispositivos com todos os recursos que criptografará toda a navegação na Internet e o uso de outros aplicativos em dispositivos Windows 10 (isso também para outras plataformas). Este novo serviço agora está aceitando pré-cadastros.

O preço inicialmente sugerido é de US$4,99 por mês, tornando este o primeiro serviço pelo qual a Mozilla está cobrando diretamente de seus usuários. Esses preços provavelmente mudarão, à medida que a Mozilla descobrir o que os usuários estão dispostos a pagar e à medida que o serviço evolui.

Inicialmente o serviço está disponível para PCs apenas nos EUA
Inicialmente o serviço está disponível para PCs apenas nos EUA

Como a execução de uma VPN é cara, definitivamente faz sentido que a organização não possa oferecê-la gratuitamente.

Além disso, foi disponibilizada uma atualização para o Firefox Preview, o navegador móvel de última geração da Mozilla baseado em seu próprio mecanismo GeckoView, que traz suporte picture-in-picture para todos os sites de vídeo na área de trabalho do Firefox.

O Firefox Preview é uma versão de teste disponível publicamente Firefox para Android. O destaque aqui é que o Firefox Preview agora terá proteção aprimorada de rastreamento, semelhante ao que já existe nos PCs, além de outros novos recursos, como um novo widget de pesquisa para a tela inicial do Android e uma guia Enviar aprimorada para enviar guias ou coleções de guias para outros dispositivos.