Apesar do desenvolvimento da internet móvel 5G estar sendo aplicada agora e possuir vários pontos que precisam ser melhorados como estabilidade na conexão e segurança, pesquisadores já estão comentando sobre a próxima geração, o 6G. De acordo com o site Gizchina, observando a sucessão de tecnologias (2G,3G,4G), são necessários aproximadamente 10 anos para se desenvolver por completo uma tecnologia. Durante a Conferência Mundial sobre Tecnologia da Informação e Comunicação no Futuro (World Conference on Information and Communication Technology in the Future), Yu Shaohua, da Academia China de Engenharia, explanou sobre "As aplicações e equipamentos icônicos são a chave para o sucesso do 5G".

De acordo com Yu Shaohua, o 6G proporcionará uma experiencia de desempenho da rede TRUST (confiança). A palavra "TRUST" significa:

  • T is Tb / s broadband (terabits por segundo de banda larga)
  • R is ultra-high reliability (extrema alta confiabilidade)
  • U is the overload connection (conexão de sobrecarga)
  • S is the sub-millisecond delay (delay de sub-milisegundos)
  • T is the large Hertz spectrum (grande espectro de hertz)

O pesquisador também disse que cada geração de comunicações móveis possuiu aplicativos e equipamentos icônicos como, por exemplo, o 2G com a voz e SMS, o 3G com aplicativos nos smartphones. Já o 4G tornou os aplicativos, que antes utilizavam 3G, muito melhores e ainda adicionou um serviço de localização. Segundo Yu, o 5G provavelmente irá precisar de mais investimento que no 4G, entretanto as operadoras necessitam lidar com a aplicação icônica do 5G e com os novos equipamentos.

Pesquisador Yu Shaohua durante a palestra. Fonte: gizchina
Pesquisador Yu Shaohua durante a palestra. Fonte: gizchina

O pesquisador chinês resumiu as novas aplicações e equipamentos icônicos do 5G em três dimensões: humano, rede e material: interconexão humana, interconexão de caracteres e interconexão de objetos. Existem ao todo cinco principais áreas que o 5G atua: consumo pessoal de ultra banda larga, rede de automóveis, controle remoto, internet industrial e aplicações urbanas.

O que você acha sobre o futuro da internet móvel? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

Fonte: gizchina