Você já ouviu falar em máquinas inteligentes que aspiram pó? Sim, elas existem. Há cerca de três meses decidi comprar uma, mas fiquei com bastante receio se valeria a pena, afinal, ouvi de diversas pessoas que esses robôs não eram tão bons assim.

Foi depois de muita pesquisa que cheguei à conclusão de que iria arriscar. Sendo assim, comprei o iRobot Roomba 615 e logo fui testar. Algum tempo depois, já tenho uma opinião se vale a pena ou não.

Resumindo: sim, vale. Claro que isso depende em que tipo de lugar você mora, quanto tempo você tem para limpar a casa e qual o nível de limpeza que você busca. No meu caso, vivo em um apartamento plano, de um andar só, com alguns quartos e piso de madeira.

Vale a pena comprar robô aspirador?

O modelo em questão testado foi o Roomba 615 da iRobot.

iRobot Roomba 615

Dentro do orçamento delimitado, esse foi o melhor robô aspirador encontrado no mercado. No Brasil existe apenas a versão 614. Seu preço é de R$1.699,99 (a versão 614) na loja oficial do iRobot.

É importante ressaltar que existem tipos diferentes de robôs. Neste caso, o 615 - e 614 também - apenas aspiram pó. Existem outros que passam pano e alguns que possuem as duas funções.

iRobot Roomba 615 foi a versão analisada pelo Oficina da Net.
iRobot Roomba 615 foi a versão analisada pelo Oficina da Net.

Alguns fatos interessantes sobre esse aparelho que servem como pontos positivos são: seus sensores - e a tecnologia Dirt Detect - e sua escova de varredura de cantos.

Começando pelos sensores, logo na primeira limpeza o aparelho dá uma volta por toda a casa escaneando o ambiente. Essa hora é um tanto quanto aflitiva, porque o aparelho vai se chocando contra paredes, móveis e portas com bastante força. Mas depois ele já se acostuma e se choca menos - mas não evita esses baques.

A tecnologia Dirt Detect faz com que o iRobot foque em pontos em que há mais sujeira. Então é comum ver que ele não faz uma linha reta na maior parte das vezes: ele fica dando voltas em locais que estão com mais pó até este ficar limpo.

Existem robôs que aspiram pó e que passam pano.
Escova de varredura de cantos fica na frente do robô e ajuda a tirar sujeira de espaços como rodapés.

Depois, a escova varredura de cantos. Esse é um fato interessante porque, no começo, não achava que teria tanta utilidade. Claro que não é 100% perfeito, mas essa escova de fato tira grande parte da sujeira do rodapé.

Pontos negativos

Como todo bom produto eletrônico, existem alguns pontos negativos. O primeiro deles também pode ser considerado um ponto positivo - dependendo do seu ponto de vista. O iRobot se enfia em todos os cantos... mesmo aqueles que não deve.

Dessa forma, é importante ficar de olho no robô ou se certificar que buracos estão tampados. No meu caso o iRobot conseguiu entrar perfeitamente em um espaço que tinha debaixo da pia da cozinha e entrar debaixo do móvel. Foi preciso tirar um pedaço desse móvel para conseguir recuperar o aspirador.

Nem sempre o iRobot Roomba 615 volta sozinho para sua base.
Nem sempre o iRobot Roomba 615 volta sozinho para sua base.

A solução foi buscar qualquer objeto que pudesse tampar esse espaço toda vez que ligo o robô - e essa técnica funciona. Mas de qualquer forma, conheço pessoas que me advertiram a ficar de olho no robô.

Ainda neste quesito, a marca iRobot garante que o aspirador volta pra sua base depois de concluir a limpeza da casa e inicia seu carregamento sozinho. Realmente, em grande parte das vezes ele faz isso - mas não todas. Isso significa que 4 a cada 10 vezes é preciso ir atrás do aspirador pela casa para encontrá-lo e botá-lo para carregar.

Por fim, o barulho. Não sei se alguém espera que um aspirador de pó seja 100% silencioso, mas já adianto que o iRobot em questão não é. É um barulho chato, alto, mas muito melhor do que aqueles aspiradores de pó antigos que acordavam o prédio todo.

Mas afinal: e a limpeza?

O robô aspirador realmente quebra um galho e vem superando bastante minhas expectativas - por isso a minha recomendação de se comprar um. Isso porque não tenho tempo de varrer a casa e depois passar um pano, então ele faz essa primeira parte com bastante eficiência.

Claro que tudo depende do nível de limpeza buscado. Não é que ele deixe o chão da casa brilhando (até porque, como dito anteriormente, ele não passa pano) mas aquelas sujeirinhas chatas que ficam grudando no pé deixam de existir depois que ele é ligado.

Existem inúmeros tipos de robôs aspiradores no mercado!
Existem inúmeros tipos de robôs aspiradores no mercado!
Então se você busca algo prático e eficiente, um robô aspirador pode ser uma boa alternativa. Só tenha em mente que ele não é perfeito, então que vão ter vezes que ele vai se perder pela casa, ou que sua bateria vai acabar, ou até mesmo que você vai achar que a limpeza não foi das melhores - mas aí é só ligar ele de novo.

Tem um robô aspirador? Conta pra gente qual marca e o que você acha dele!