Alexa, Siri ou Google Assistente: Qual o mais inteligente?

Qual o melhor assistente digital? Google Assistente, a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon? Confira o que os testes revelam.

Alexa, Siri ou Google Assistente: Qual o mais inteligente?

As três principais assistentes de voz para casa inteligente da atualidade são a Alexa, através do Echo Dot, a Siri, através do HomePod, e o Google Assistente através do Google Home. Será que há uma assistente vencedora nessa disputa? Embora muitos conheçam o Google Home e o Amazon Echo, a Siri também tem um alto-falante inteligente para casa. Vamos conhecer as diferenças para termos uma melhor noção dos pontos fortes de cada assistente.

Ambas as três assistentes - Alexa, Siri e Google Assistente - estão melhorando na compreensão e na resposta à perguntas, graças em parte a todos os gigantes da tecnologia que usam seres humanos para ajudar a melhorar sua IA. Está cada vez mais evidente que a voz deve ser a próxima fronteira das interfaces de computador.

Testes de QI

No ano passado, a empresa Loup Ventures testou os alto-falantes inteligentes com Alexa, Siri e Google Assistente com 800 perguntas para descobrir qual era a mais inteligente. O resultado foi que o Google Assistente respondeu 88% das perguntas corretamente, enquanto a Siri obteve 75% de acertos e a Alexa conseguiu acertar 72,5% das questões.

A Loup Ventures fez um teste recentemente com a Alexa, Google Assistente e Siri no smartphone. Nos resultados, novamente o Google Assistente se saiu vencedor, com uma pontuação de 92,9% para responder às perguntas corretamente. A Siri respondeu corretamente a 83,1% das perguntas, enquanto a Alexa obteve uma taxa de 79,8%.

O Assistente do Google se sai melhor do que o Siri e bem melhor que a Alexa na categoria Comandos.    Imagem: Loup Ventures
O Assistente do Google se sai melhor do que o Siri e bem melhor que a Alexa na categoria Comandos.
Imagem: Loup Ventures.

Metodologia dos testes

As perguntas são típicas de um adulto, e incluem questões como "Onde fica a cafeteria mais próxima?". As perguntas foram elaboradas para testar a capacidade de cada sistema de fornecer informações precisas sobre itens locais, negócios, navegação e informações, além de executar comandos.

Embora as classificações de teste de QI do smartphone sejam as mesmas do teste de alto-falante inteligente, os analistas da Loup Ventures, Gene Munster e Will Thompson, perdoam o desempenho geral da Alexa, que foi negativamente influenciada por não ser totalmente integrado ao sistema operacional, tanto Android quanto iOS. A Siri teve melhor desempenho em comandos.

"O Google Assistente foi o melhor em quatro das cinco categorias, mas ficou aquém da Siri na categoria "Comandos" novamente. A Siri continua a ser mais útil com funções relacionadas ao smartphone, como chamadas, mensagens de texto, e-mail, calendário e música", de acordo com com a Loup Ventures.

"Tanto a Siri quanto o Google Assistente, que estão conectados ao sistema operacional do smartphone, tiveram um desempenho muito superior à Alexa na seção Comandos. A Alexa é um aplicativo de terceiros que, apesar de poder enviar mensagens de voz e ligar para outros dispositivos Alexa, não pode enviar mensagens de texto, e-mails ou iniciar uma ligação".

A Loup Ventures argumenta que os assistentes em smartphones devem ser tratados de maneira diferente dos alto-falantes inteligentes, porque são usados ​​de maneira diferente e têm interfaces diferentes. Por exemplo, os alto-falantes não têm telas (exceto o Amazon Echo Show).

Reconhecendo sua voz

No HomePod da Apple, ao contrário do iPhone, a Siri não consegue diferenciar vozes. Isso significa que qualquer um que disser "Ei, Siri" irá obter uma resposta da assistente inteligente da Apple. Em contraste, tanto a linha Echo da Amazon quanto o dispositivo do Google têm recursos de treinamento de voz. Com o treinamento de voz, toda a sua família pode usar os alto-falantes, mas cada um também pode obter respostas personalizadas com base em quem está falando.

O HomePod simplesmente não fornece essa profundidade de personalização. Dito isso, o Google e a Amazon não conseguiram atender completamente o recurso. Durante os testes, foi possível enganar a Alexa e o Assistente do Google, fingindo ser outra pessoa.

Fazendo chamadas

Se você disser "Hey Siri, ligue para mãe" no seu iPhone, ela responde: "Chamando mãe". Se você determinar o comando ao HomePod, a Siri responderá: "Eu gostaria de poder, mas não posso ajudá-lo a ligar do HomePod". Sim, a Siri (no HomePod) não permite que você disque. Em vez disso, o HomePod age como um viva-voz. Marque ou receba uma chamada no seu iPhone e use o botão Áudio na tela de chamada para transferir o áudio para o seu alto-falante da Apple.

Serviços de música

A Amazon e o Google oferecem suporte a uma ampla variedade de serviços de música de terceiros, tanto a Alexa quanto o Google Assistente podem tocar uma música do Spotify com um simples comando de voz.

A Siri no HomePod não é capaz de fazer isso. Você só pode usar comandos de voz para executar serviços de música aprovados pela Apple. Então, se você quiser usar o Spotify, YouTube ou outro serviço de terceiros, você pode, mas você tem que enviar a música manualmente do seu smartphone ou outro dispositivo iOS através do serviço Airplay da Apple. O que pode ser considerado limitante em relação a concorrência.

Automação

Há um certo conflito sobre o uso do "Hey, Siri" no HomePod para controlar dispositivos domésticos inteligentes. Durante a configuração do HomePod, todas as informações sobre sua rede Wi-Fi local, contatos e preferências são enviadas automaticamente para o HomePod.

E toda integração de smart home é regulada pela Apple que usa o controle de voz. Basta usar um comando básico "Hey, Siri". Por outro lado, tanto a Alexa quanto o Google Assistente fornecem palavras de "invocação" para interagir com tipos de dispositivos que eles não suportam. Ou seja, a Amazon permite que os parceiros de dispositivos criem uma soluções personalizadas. Mas, até agora, a Apple está evitando essas parcerias, o que limita a sua integração com diversos produtos. Isso garante uma experiência para o usuário mais simplificada, mas em um universo mais limitado de dispositivos.

Preços

O Google Assistente se saiu melhor do que os concorrentes nos testes, e você pode encontrar o Google Home Mini por cerca de R$ 350, valor parecido com a versão mais básica da Amazon, o Echo Dot 3. Já o dispositivo inteligente da Apple, o HomePod, está sendo comercializado por cerca de R$ 2.500, um valor bem mais alto do que os outros concorrentes..

O vencedor?

Para usar em um dispositivo, a Siri não é tão abrangente quanto a Alexa e o Google Assistente. A simplicidade da Siri para controlar dispositivos é ótima, mas a Apple tem bem menos parceiros terceirizados de smart home do que seus concorrentes.

Já nos smartphones, a Siri é ótima, mas o Google Assistente do Android se saiu melhor em algumas questões. Enquanto a Siri consegue fazer mais coisas no smartphone através de comandos, o Google Assistente lida melhor com as informações e com a navegação. A Alexa é boa também com informações, mais deixa a desejar no que se refere à comércio e navegação.

Em suma, se você gosta de mandar sua assistente fazer coisas no celular, um iPhone é melhor. Mas se você quer que a assistente traga mais informações para você, o Google Assistente no Android é a melhor opção.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Amazon Music ganha áudio lossless Hi-res no Brasil! Entenda o que muda
Tecnologia

Amazon Music ganha áudio lossless Hi-res no Brasil! Entenda o que muda

Finalmente a Amazon traz ao Brasil a transmissão de áudio sem perdas (lossless) para os assinantes de seu serviço de streaming Music Unlimited! Veja o que muda a partir de agora!

Kindle Paperwhite 5 Signature Edition tem dock de carregamento sem fio
Tecnologia

Kindle Paperwhite 5 Signature Edition tem dock de carregamento sem fio

É anunciado pela Amazon uma case desenvolvida especialmente para o Kindle Paperwhite 5 Signature Edition, onde o carregamento é sem fio. Confira!