O USB-IF foi formado para fornecer uma organização de suporte e um fórum para o avanço e a adoção da tecnologia Universal Serial Bus.

A organização de suporte ao avanço e à adoção da tecnologia USB, anunciou hoje a publicação da especificação USB4, uma grande atualização para fornecer a arquitetura USB de próxima geração que complementa e se baseia no USB existente Arquiteturas 3.2 e USB 2.0.

A arquitetura USB4 é baseada na especificação do protocolo Thunderbolt™, com contribuição da Intel Corporation para o USB Promoter Group. Isso prevê a dobra a largura de banda agregada máxima do USB e permite vários protocolos simultâneos de dados e exibição.

USB4 novo padrão permitirá taxas de transferência de até 40Gbits por segundo e carregamento de até 100W

O desenvolvimento da especificação USB4 foi anunciado pela primeira vez em março de 2019 pelo USB. As principais características da solução USB4 incluem, operação de duas faixas usando cabos USB Type-C® existentes e operação de até 40 Gbps em cabos certificados de 40 Gbps, possibilidade de vários protocolos de dados e exibição que compartilham com eficiência a largura de banda agregada máxima, além disso, compatibilidade com versões anteriores com USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3.

À medida que o conector USB Tipo C evoluiu para a função de porta de exibição externa de muitos produtos de host, a especificação USB4 fornece ao host a capacidade de dimensionar de maneira ideal as alocações para o fluxo de dados do monitor.

Mesmo quando a especificação USB4 introduz um novo protocolo subjacente, a compatibilidade com os hosts e dispositivos USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3 existentes é suportada; a conexão resultante é dimensionada para a melhor capacidade mútua dos dispositivos conectados.

Os próximos USB Developer Days 2019 incluirão treinamento técnico detalhado sobre a especificação USB4 e as mais recentes sobre USB Type-C, USB Power Delivery e novas estratégias de marca USB-IF.

USB4 ™, USB Type-C® e USB-C® são marcas comerciais do USB Implementers Forum. Thunderbolt ™ é uma marca comercial da Intel Corporation.