Os Focals foram criados pela North, uma empresa canadense apoiada pela Intel Capital, Spark Capital e Amazon Alexa Fund, com quase US$200 milhões em financiamento.

A primeira prioridade da North era e ainda é, entregar um ótimo par de óculos tecnológicos. Diante disso, a ideia de exibir notificações e conteúdo projetados nas lentes, foi criado um projetor próprio.

Desde a época do Google Glass, afinal foi de onde a ideia veio, fazer um dispositivo melhor, a empresa também achou que o touchpad na lateral do óculos da Google era excessivamente pesado, levando-os a criar o Focals Loop para permitir que os usuários navegassem pelos menus do vestível.

North Focals

O Focals são tecnicamente óculos de realidade aumentada, mas não estão focados no consumo de jogos ou conteúdo. O produto foi projetado para mover notificações do smartphone para a sua linha de visão.

Usando a nova funcionalidade, agora você poderá acessar qualquer atalho que os desenvolvedores de aplicativos incluam nas notificações de seus aplicativos.

O site 9to5Google, que falou sobre a atualização pela primeira vez, observou que essas ações podem incluir a exclusão ou o arquivamento de emails no aplicativo Gmail e até a possibilidade de retweetar mensagens no Twitter.

North Focals

O recurso deve facilitar ainda mais o uso do dispositivo. Afinal, com isso, a necessidade de tirar o smartphone do bolso será reduzida, semelhante à funcionalidade anteriormente disponível no Google Glass (impossível não comparar).

Até o momento o recurso está disponível para usuários do Android. Infelizmente um dos nossos maiores problemas com o Focals, que é seu fraco suporte a aplicativos no iOS.

Se você deseja ativar o novo recurso, pode fazê-lo indo para a seção "Experiências" do aplicativo Focals.

Uma vez ativado, você pode clicar em uma notificação uma vez para expandi-la e depois selecioná-la novamente para acessar as ações disponíveis.