O Facebook está desenvolvendo um novo aplicativo de mensagens chamado Threads, o aplicativo seria complementar ao Instagram e funcionaria de maneira a compartilhar detalhes mais íntimos de seus usuários.

O aplicativo permitiria compartilhar por exemplo sua localização, informações de status do smartphone, além de claro, permitir conversas entre amigos, via texto, voz e vídeo.

Isso nos lembra os papos entre usuários do Snapchat. E dá para perceber que é exatamente isso que o Facebook quer, trazer funções presentes no Snapchat para o Instagram.

Particularmente acho válida a tentativa, melhorar os aplicativos sempre nos favorece. Mas diante de tantos vazamentos já noticiados por parte do Facebook, fica um tanto quanto complicado apostar em aplicativos que tem como premissa, permitir interações digamos que, mais íntimas, contando que o Facebook, que escuta nossas conversas e monitora nossa utilização dentro dos aplicativos, não vá usar ou pior, vazar, informações mais delicadas.

Imagens mostram semelhança com o recurso de mensagens já presentes no Instagram, com opções adicionais

Sabe-se que o tempo que usuários mais jovens passam no Snapchat é maior do que o tempo passado no Instagram. Isso alertou o Facebook que agora corre atrás de solução semelhante. Eis que o Threads aparece.

Os testes atuais do Threads não exibe a localização em tempo real de seus testadores, em vez disso, mostram a informação "um amigo está em movimento", ou algo do tipo, segundo fontes internas.

Basicamente o Threads parece ser muito similar ao recurso de mensagens já presente no Instagram. As mensagens de seus amigos aparecem em um feed central, com um ponto verde indicando quais de seus amigos estão ativos no momento. Se seu amigo postou uma história recentemente, você pode ver isso também de dentro do Threads. Além disso, é possível enviar fotos e vídeos para seus amigos mais próximos.

Não existe data prevista para o lançamento do Threads. O Facebook pode acabar com o desenvolvimento antes mesmo de lançar publicamente o aplicativo, como aconteceu com o Direct. Mas Mark Zuckerberg, há meses atrás disse que vê as mensagens privadas como o futuro da empresa.