A empresa informou que seu público de podcast cresceu mais de 50% desde o último trimestre e que quase dobrou desde o início do ano.

A empresa também registrou o aumento grande no número de assinantes, 108 milhões em relação ao último trimestre e atividade mensal de 232 milhões. 

O crescimento no segmento de podcast já indica resultados positivos do investimento feito pelo Spotify.

No início deste ano, a empresa adquiriu a rede de podcasting Gimlet Media, bem como a Anchor, que produz ferramentas para permitir que os criadores criem, publiquem e monetizem seus podcasts.

Aquisições parecem ter feito diferença para a empresa e também para os assinantes
Aquisições parecem ter feito diferença para a empresa e também para os assinantes

No mês seguinte, adquiriu a Parcast, outra rede de podcasts. Na época da aquisição da Gimlet, a empresa disse que esperava investir até US$500 milhões em seus negócios de podcasting, com o CEO da empresa, Daniel Ek, prevendo que 20% de todos os ouvintes da plataforma viriam dos podcasts.

No mês passado, o Spotify anunciou um acordo de podcasting de vários anos com a Higher Ground Productions, a empresa de mídia de Barack e Michelle Obama. Isso resultará em podcasts exclusivos do serviço de streaming.

O acordo é semelhante ao que a Higher Ground fez com a Netflix, que terá seu primeiro lançamento com a American Factory no final deste ano. Podcasts exclusivos serão um elemento importante para fazer com que as pessoas experimentem o Spotify, em vez de ficar com seus aplicativos de podcasting existentes.

Apesar de um aumento de 31% na receita de assinantes para US$1,7 bilhão e um aumento de 34% nas receitas apoiadas por anúncios para US$184 milhões, o Spotify continua a perder dinheiro com um prejuízo operacional de US$ 3,3 milhões).

Mas parece que as perdas, logo farão parte do passado, visto que o investimento em podcasting pode estar começando a trazer recompansas, mas a rentabilidade sustentada permanece indefinida.