Agora é oficial, a Apple confirmou a compra da divisão de modems da Intel por US$1 bilhão.

Com isso, arrematou também mais de 17.000 patentes nesta área, todos os seus equipamentos, assim como cerca de 2.200 funcionários.

Nos últimos anos, a Intel se posicionou como o único provedor de modems para o iPhone. Infelizmente, a fabricante não parecia estar bem preparada para a geração 5G.

Alguns relatórios sugeriram que nenhum iPhone 5G chegaria ao mercado antes de 2025. Ao comprar uma parte da empresa, a Apple decidiu investir pesado na fabricação de seus próprios modems, além de já ser independente em termos de processadores.

Modem 5G Intel
Modem 5G Intel

De acordo com a agência de notícias Reuters, a Apple já planejava usar a tecnologia de modem da Qualcomm para um iPhone 5G em 2020, mas a empresa quer ter uma tecnologia de modem 5G própria até 2021.

A Intel divulgou anteriormente planos de ter um modem 5G pronto em 2020, logo a aquisição feita pela Apple aproveitará os ativos da Intel para atingir sua meta.

O contrato de licença da Apple com a Qualcomm, tem duração de cerca de seis anos e o acordo de fornecimento de chips que acompanha também pode durar o mesmo tempo.

É provável que a Apple continue a usar os chips da Qualcomm em seus principais modelos, mesmo que inicie o desenvolvimento de seu próprio modem, pelo menos por enquanto.