A Internet tem se transformado rapidamente, tornando nosso mundo cada vez mais interconectado. Com a expansão do comércio eletrônico, das redes sociais e dos serviços bancários online, a segurança das informações na web tornou-se uma prioridade máxima. Para entender melhor estas ferramentas essenciais, vamos analisar cada uma delas e depois compará-las.

O que é HTTP?

HTTP
HTTP

HTTP, um acrônimo para Protocolo de Transferência de Hipertexto (Hypertext Transfer Protocol), é o protocolo de rede usado na internet para distribuição e colaboração de dados. Basicamente, é a maneira como os dados são trocados entre um navegador da web (cliente) e um site (servidor).

Implementado pela primeira vez em 1989, o protocolo HTTP não segurava a informação durante a transferência de um ponto a outro. Isso significava que a informação poderia ser interceptada a qualquer momento durante sua transição entre o servidor e o navegador. Esse tempo que passou nos relembra o começo da internet no Brasil.

O que é HTTPS?

HTTPS
HTTPS

O HTTPS, por sua vez, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (Hypertext Transfer Protocol Secure), é uma versão mais segura do HTTP. Ele usa uma conexão segura ao se comunicar com o servidor, o que significa que a informação é criptografada antes de ser enviada. Essa criptografia garante que apenas o cliente e o servidor possam decifrar as informações trocadas, aprimorando a segurança da conexão.

Quais as diferenças entre HTTP e HTTPS?

  1. Existem algumas diferenças principais entre HTTP e HTTPS, sendo a segurança a mais fundamental de todas. Como mencionado anteriormente, a informação enviada usando HTTP pode ser interceptada durante a transição, enquanto a informação enviada através de HTTPS é criptografada antes do envio para garantir que apenas o transmissor e o receptor possam compreender as informações.
  2. Um outro aspecto é o desempenho. Antigamente, acreditava-se que o HTTPS atrasava o tempo de carregamento da página devido ao processo de criptografia. Porém, com o avanço tecnológico e o uso de protocolos mais modernos, como o HTTP/2, essa diferença de desempenho tornou-se negligenciável.

O papel do HTTPS na autenticação de servidores de internet

O HTTPS é vital na internet atual porque autentica servidores web, ou seja, confirma se eles são realmente quem dizem ser. Ele faz isso através de um "documento de identidade digital", uma chave privada que combina com uma chave pública em um certificado SSL.

Quando você acessa um site, essa chave confirma que o servidor é o verdadeiro hospedeiro do site, trazendo assim mais segurança.

Qual a diferença entre HTTP/1.x e HTTP/2?

O protocolo atual trabalha em forma de cascata, atualmente o navegador vem por padrão com 4 conexões de atividade, ou seja, quando um site é aberto, o navegador consegue carregar 4 itens ao mesmo tempo. O que é um item? Chamo item, um objeto do site. Seja um arquivo .css que traz os detalhes de estilização do site, seja um arquivo .js, javascript, que faz a maioria das interações em tempo real de você com o site.

Conclusão

HTTP e HTTPS são protocolos fundamentais para a operação da web. Embora sirvam ao mesmo propósito fundamental de transmitir informação, eles têm grandes diferenças em termos de segurança e desempenho. Atualmente, devido à sua superioridade em termos de segurança e preferência dos motores de busca, o HTTPS é cada vez mais adotado, tornando a web um lugar mais seguro para navegar, compartilhar e trocar informações.