Hoje, durante a quinquagésima quarta (54ª) Cúpula do bloco econômico Mercosul, foi comemorada, finalmente, a assinatura do acordo para o fim da cobrança de roaming internacional entre os Estados integrantes. A intenção desta decisão é proporcionar aos usuários a utilização dos serviços de telefonia móvel (tanto voz quanto dados de internet) sem a cobrança diferenciada por estarem em viagem em outro país, ou seja, a cobrança será feita como se o cliente da operadora estivesse em seu país de origem.

O bloco econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi firmado no mês de março do ano de 1991 através da assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os integrantes do bloco econômico da America do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela (atualmente suspensa).

Outra vantagem proporcionada pelo acordo é a possibilidade de comprar "chips" durante a viagem no exterior sem que haja cobranças exorbitantes. O acordo realizado vem de esforços realizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) nos últimos meses e mostra um considerável fortalecimento em termos de integração no meio econômico e digital entre os Estados integrantes do Mercosul.

Quinquagésima quarta (54ª) Cúpula do bloco econômico Mercosul
Quinquagésima quarta (54ª) Cúpula do bloco econômico Mercosul

O evento de cerimônia teve a presença do nosso presidente, de Muricio Macri, presidente da Argentina, Mario Benítez, do Paraguai e Tabaré Vázquez do Uruguai. O processo do acordo ainda não foi finalizado, após a assinatura dos presidentes, o projeto deve passar pela aprovação do Congresso Nacional, para aí sim entrar em vigência.

Fonte: ANATEL