Ontem o Google anunciou um novo recurso para seu aplicativo Google Maps, está nova funcionalidade irá agradar a muitos usuários que dependem de bicicletas para se deslocar diariamente ou até mesmo no final de semana para seu lazer. Para que a ferramenta virasse realidade, a empresa fez uma parceria com a Ito World, que fornecerá informações em tempo real sobre o status das estações de compartilhamento de bicicletas.

Através da nova função do Google Maps, será possível ter informações sobre quantas bicicletas estão disponíveis na estação e se existem vagas abertas para deixar a bicicleta, tudo isso em tempo real. De acordo com o Google, em seu blog, o bikesharing (compartilhamento de bicicletas) é um modelo de negócio que está se expandindo cada vez mais, com uma previsão de 1600 sistemas de compartilhamento de bicicletas e mais de 18 milhões de bicicletas compartilhadas nas cidades.

Ponto de compartilhamento de bicicletas em Londres
Ponto de compartilhamento de bicicletas em Londres

Não serão disponibilizadas, pelo Google Maps, as informações de todos os sistemas de compartilhamento de uma só vez. Isto será feito aos poucos pelo app e algumas cidades já estão recebendo este recurso. Atualmente a lista de municípios contemplados pelo recurso inclui 24 metrópoles e 16 países como, por exemplo, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Chicago, Dublin, Hamburgo, Helsinque, Kaohsiung, Londres, Los Angeles, Lyon, Madri, Cidade do México, Montreal, Nova cidade de Taipei, Nova York, Rio de Janeiro, Baía de São Francisco Área, São Paulo, Toronto, Viena, Varsóvia e Zurique.

Confira acima uma animação onde mostra a funcionalidade em ação na cidade de Londres. São exibidas todas as estações que estão próximas do usuário no mapa e na região inferior da tela aparece um cartão com informações dos locais e um botão para traçar uma rota (caso você não conheça o local). Além disso, é possível ligar para o centro de compartilhamento de bicicletas caso o usuário necessite.

A nova ferramenta estará presente tanto para o sistema operacional Android quanto para o SO iOS. Basta esperar futuras atualizações para utilizá-la.

Fonte: Blog Google