O Waze anunciou, nesta segunda-feira (15), uma nova ferramenta para auxiliar motoristas na hora de programar uma viagem. O novo recurso informa o quanto será gasto em pedágios durante o percurso. 

Assim como o restante do aplicativo, caberá aos usuários dizer quanto está sendo cobrado em cada parada e atualizar esse valor. Rumores indicam que a plataforma tinha a opção de fazer parcerias com os órgãos responsáveis pelas cobranças, mas optou pela ajuda dos usuários.

Ferramenta nova do Waze mostra o custo dos pedágios em rotas. O preço deve ser informado e atualizado por usuários.
Ferramenta nova do Waze mostra o custo dos pedágios em rotas. O preço deve ser informado e atualizado por usuários.

A novidade vai funcionar da seguinte forma: no momento em que a pessoa colocar o endereço para onde quer ir, o aplicativo automaticamente mostrará o custo da viagem - claro, se houver um pedágio no trajeto. 

Infelizmente essa novidade só está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Israel tanto para Android quanto iOS. A empresa informou que não há previsão de quando essa ferramenta chegará ao Brasil, mas que a intenção é distribuir essa atualização globalmente.

Esse recurso chega como uma forma de competir mais intensamente com o Google Maps. No Brasil, esse segundo app sinaliza os pedágios em rotas, mas não informa seu valor.

Agora é preciso esperar a atualização chegar no Brasil - e contar com a participação dos usuários brasileiros para que a ferramenta funcione.