O YouTube está oficialmente de volta aos dispositivos da Amazon FireStick TV a partir de hoje, quase um ano e meio depois que o Google retirou o aplicativo como parte de uma longa batalha com a Amazon.

Além disso, o serviço de streaming Prime Video da Amazon também está sendo lançado hoje, com suporte para o Chromecast e para dispositivos de AndroidTV mais difundidos, assim como as duas empresas prometeram no início deste ano.

Segundo a Amazon, o aplicativo do YouTube estará disponível nos seguintes dispositivos: o Fire Stick TV de 2ª geração, Fire TV Stick 4K, Fire TV Cube e Fire TV Stick Basic Edition, juntamente com a Toshiba, Insignia, Element e Westinghouse, além de Smart TVs FireTV Edition.

Amazon FireStick TV com Youtube
Amazon FireStick TV com Youtube

Ao contrário da solução alternativa que os usuários do Fire TV usaram desde que o Google extraiu o aplicativo original, o lançamento oficial é um aplicativo Fire TV completo, com controles de voz via Alexa que permitem aos usuários encontrar facilmente qualquer conteúdo para assistir.

A Amazon promete que mais dispositivos compatíveis com sua FireTV receberão o aplicativo do YouTube "nos próximos meses", além de oferecer suporte ao YouTube Kids e ao serviço de TV ao vivo do YouTube que será lançado no final deste ano.

Entretanto, os dispositivos Echo Show da Amazon, não estão incluídos no acordo no início deste ano e ainda não tem nenhum aplicativo oficial do YouTube. (Os monitores inteligentes do Google, como o Home Hub e o recém-lançado Nest Hub Max, já têm suporte do YouTube.).

ChromeCast com suporte ao Amazon PrimeVideo
ChromeCast com suporte ao Amazon PrimeVideo

Do outro lado, o serviço de streaming da Amazon, Prime Video, para iOS e Android, já funcionam com dispositivos Chromecast, permitindo que os usuários transmitam vídeos desses aplicativos diretamente para suas TVs.

E o aplicativo Prime Video para Android TV - que anteriormente era limitado a apenas alguns dispositivos, como o Nvidia Shield - está sendo agora liberado para outros dispositivos, tornando seu suporte mais abrangente, com o novo aplicativo disponível para download diretamente nas lojas de aplicativos de cada dispositivo compatível a partir de hoje.