A Uber começou a testar, nesta quinta-feira (04), uma nova ferramenta de segurança em seu aplicativo: a U-Check. Esse recurso, criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa no Brasil em parceria com a Serasa Experian, verifica informações dos passageiros no Serasa por meio de seu CPF. 

Ela foi criada com foco nos passageiros que não registram cartões de crédito e que, portanto, fazem os pagamentos em dinheiro.

Ferramenta de segurança da Uber é voltada para passageiros que não registram cartões de crédito no aplicativo.
Ferramenta de segurança da Uber é voltada para passageiros que não registram cartões de crédito no aplicativo.

O U-Check vai funcionar assim: no momento do registro, caso o usuário opte por não informar nenhum cartão de crédito, a empresa vai consultar o Serasa com base no CPF do passageiro - informado também durante o registro. A ideia é evitar a criação de perfis com dados falsos no aplicativo.

A verificação dos usuários já terá início no mês de julho em São Paulo, especificamente. A empresa tem como objetivo ampliar aos poucos o uso da ferramenta ao restante do Brasil, podendo inclusive exportá-la para outros países que também usam o aplicativo. 

Esta não é a primeira vez que a Uber trabalha em um recurso de segurança no Brasil. A empresa já possui parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) para poder verificar em tempo real dados dos motoristas. Isso significa que, caso algum condutor cadastrado no aplicativo tenha alguma irregularidade em sua CNH ou até mesmo no licenciamento do carro, a empresa é avisada rapidamente e pode tomar providências necessárias.