Tesla está desenvolvendo um avião elétrico? Declarações de Elon Musk dá pistas

Elon Musk é uma pessoa que não tem medo de falar o que pensa e não tem limites para colocar em prática as suas ideias. Recentemente ele respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade da criação de um avião elétrico e explicou detalhes do que pensa.

Por | @Vitor_Valeri Tecnologia Pular para comentários

Elon Musk é uma pessoa que não tem medo de falar o que pensa e não tem limites para colocar em prática as suas ideias, principalmente pelo fato de ser um indivíduo muito rico. Já abordou sobre diversas temáticas como, por exemplo, a evolução dos motores, a exploração social, o futuro dos transportes e até mesmo sobre a evolução da inteligência artificial. Recentemente, o dono da companhia de carros elétricos, Tesla, respondeu a uma pergunta na internet sobre a possibilidade da criação de um avião elétrico e ele explicou com detalhes o que ele pensa acerca do assunto.

A pessoa que formulou queria saber se seria viável a produção comercial de aeronaves totalmente elétricas e claro, Elon tinha a resposta. Segundo a personalidade, demorará aproximadamente cinco anos para a tecnologia das baterias avançar o suficiente para ser possível o desenvolvimento de aviões com motores 100% elétricos, pois a densidade de energia das baterias vem melhorando cada vez mais e após o tempo estimado, elas teriam uma boa capacidade e custo do ponto de vista comercial.

Elon Musk disse em resposta ao internauta que:

"Sim, mas a autonomia delas ainda seria muito limitada. Isso mudará nos próximos anos à medida que a densidade de energia das baterias melhorar. O querosene tem uma densidade de energia muito maior do que dos íons lítio, mas os motores elétricos pesam muito menos e convertem a energia armazenada em movimento melhor do que os motores de combustão."

Imagem ilustrativa do avião elétricoImagem ilustrativa do avião elétrico

Elon Musk acredita que as baterias de íon lítio teriam que ter uma densidade de energia de 400Wh/Kg para que seja possível superar a eficiência do querosene. Hoje, existem pilhas que conseguem atingir uma capacidade de 300Wh/Kg, ou seja, é realmente plausível que em alguns anos a realização do projeto de um avião com motor 100% elétrico seja possível. Até porque, segundo Elon, o aumento da eficiência dos motores elétricos e seu baixo peso (comparado aos motores movidos a querosene) irão compensar a necessidade de uma grande potência para tirar o corpo do avião do chão.

Fonte: pplware