Hoje mesmo o Oficina da Net publicou uma matéria sobre um malware que é usado para roubar dados bancários de pessoas por meio de seus dispositivos móveis. Especialistas da Kaspersky informaram recentemente uma nova ameaça para usuários Android

Apelidado de MbOk, esse malware está escondido em vários aplicativos de edição de fotos disponíveis na Google Play Store - mais especificamente nos apps Pink Camera e Pink Camera 2.

 

 

O golpe funciona da seguinte forma: ao baixar o aplicativo em questão, o vírus furta as informações da vítima sem que ela perceba. Ele então utiliza esses dados para assinar programas pagos, o que faz com que a vítima só perceba o golpe com a chegada da fatura do cartão.

Explicando com mais detalhes de acordo com a publicação do Kaspersky, assim que o usuário começava a editar as fotos nesses aplicativos mencionados, uma atividade maliciosa era iniciada ao fundo. O MobOk então solicitava permissão para notificações, Wi-Fi e demais controles do aparelho, que normalmente são aceitos sem hesitação. Dessa forma, ele ia aos poucos conseguindo mais e mais controle sobre o celular - tudo isso enquanto o aplicativo rodava - e fazia as compras.

"Mas e códigos de confirmação de compra?" Você deve se questionar. Bom, o malware é tão bem feito que até isso é resolvido sem que o usuário perceba. Por ter acesso total ou quase total ao aparelho, era possível colocar códigos de confirmação sem a vítima percebê-las. 

Ambos aplicativos já foram removidos da Play Store. Para se ter uma ideia, até a remoção, mais de 10 mil pessoas haviam baixado ambos. Infelizmente esses não são os únicos aplicativos a funcionarem dessa forma, então é preciso o máximo de cuidado possível.