Um novo software de inteligência artificial acabou de complicar ainda mais a vida das mulheres. Com apenas alguns cliques, qualquer um pode criar nudes a partir de fotos comuns.

O aplicativo, denominado DeepNude, está disponível de graça para Windows, com uma versão premium que oferece melhor resolução das imagens por U$99. Ele funciona da seguinte forma: a tecnologia usada "ensina" o aplicativo qual é o estilo de roupa que ele quer que seja apagado da imagem. O usuário apenas precisa subir uma foto, dar alguns cliques e pronto, cria-se uma nude onde não tem.

Para usar o aplicativo é preciso apenas pegar uma foto
Para usar o aplicativo é preciso apenas pegar uma foto, carregá-la ao app, recortá-la e pronto.

Tanto a versão normal quanto a premium criam marcas d’água na foto alegando que elas se tratam de uma nude falsa. Mas pelo que foi investigado, retirar essas marcas é algo bem simples.

A qualidade da foto também não é boa segundo usuários. Com um pouco mais de atenção, é possível perceber que ela é falsa - não que isso faça com que as vítimas se sintam melhor.

O mais interessante desse aplicativo é que ele não se aplica a homens. Na tentativa de fazer uma nude de uma foto masculina, automaticamente o homem ficou com uma vagina.

O criador do aplicativo, que se identifica como Alberto, disse ter tido a ideia do app por causa de propagandas antigas que falavam de um raio-x capaz de ver sob as roupas das pessoas. Ele alega ser um entusiasta de tecnologia interessado em IA e não um voyeur.

Aplicativo cria nudes de fotos comuns.
Aplicativo cria nudes de fotos comuns.

Em uma entrevista ao MotherBoard, quando questionado sobre o uso do aplicativo para expor mulheres, ele respondeu que "se alguém tem más intenções, ter o DeepNude não vai mudar muita coisa", alegando que o aplicativo foi feito para diversão. Por outro lado, em resposta ao The Verge, ele disse que caso o aplicativo seja usado apenas para propósitos maliciosos, ele será abandonado.

Segundo o The Verge, no momento, políticos ao redor do mundo estão discutindo os males que aplicativos como esses podem causar na sociedade. Mas a legislação necessária para barrar esses conteúdos é lenta - e está em segundo plano, já que o principal é impedir fake news políticas de serem espalhadas.

Enquanto isso, aplicativos como o DeepNude vão se espalhando e crescendo, fazendo da vida de mulheres um inferno.

Fonte: The Verge