A Oppo anunciou nesta quarta-feira (26) estar trabalhando em uma nova tecnologia de comunicação que vai fazer com que pessoas possam fazer ligações ou mandar mensagens - em distâncias médias - sem o uso de dados móveis, Wi-Fi ou Bluetooth

O MeshTalk, como foi chamado, é um sistema com criptografia de ponta a ponta que, segundo a empresa, consegue cobrir até 3 quilômetros em locais abertos. A Oppo ainda alegou que, em locais onde há maior população e melhor sinal entre dispositivos a distância poderia ser até maior.

Oppo MeshTalk permite que usuários mandem mensagens e façam ligações sem uso de dados móveis, bluetooth ou Wi-Fi.
Oppo MeshTalk permite que usuários mandem mensagens e façam ligações sem uso de dados móveis, bluetooth ou Wi-Fi.

O mecanismo é baseado em uma retransmissão de sinal entre os aparelhos, que fornece um sistema de mensagem descentralizado. Isso significa que os dispositivos da Oppo poderão criar uma rede de área local sozinhos para fazer a comunicação entre eles, sem a necessidade de redes de terceiros.

O anúncio foi realizado por meio da conta oficial da Oppo no Twitter. A empresa enfatizou que esse recurso foi pensado principalmente para casos de emergência, uma vez que esse mecanismo não consome muita bateria e pode ser utilizado por bastante tempo. Outras situações como saídas de shows ou locais muito movimentados - onde muitas pessoas tentam fazer ligações ao mesmo tempo - também foram citadas.

 

Ainda pelo Twitter, a Oppo alegou que até mesmo chipsets customizado de baixo consumo energético poderão utilizar a rede LAN e retransmitir o sistema de comunicação entre dispositivos.

Até o momento a empresa não informou quando essa tecnologia chegará ao mercado, nem mais detalhes sobre ela. O que se sabe é que é uma ideia promissora e que certamente deixou fãs de tecnologia bastante animados.

Fonte: The verge