Procon oferece serviço que bloqueia ligações de telemarketing. Veja como cadastrar seu número

A medida busca impedir a ligação de todos serviços de telemarketing com exceção de pedidos de doação e serviços de cobrança. É importante que o consumidor reclame ao PROCON caso continue recebendo ligações mesmo estando na lista.

Por | @andressaisfer Tecnologia Pular para comentários

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, neste mês de junho, que consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing vindas de operadoras de celular possam evitar esse incômodo. A ideia é que o consumidor entre em uma lista que é proibida de ser acionada pelas ligações.

Essas empresas possuem um prazo de 30 dias para implantar um serviço de abrangência nacional que evite o contato não autorizado. Mas, caso você ainda não saiba, é possível já bloquear algumas ligações indesejadas por meio do PROCON de alguns estados. Estão incluídos todos os serviços de telemarketing, menos pedidos de doação e serviços de cobrança.

Como impedir seu número de receber chamadas de telemarketing

Antes de mais nada, é preciso ver se o PROCON do seu estado oferece o serviço de bloqueio. Vamos usar como exemplo do passo-a-passo o de São Paulo, mas pelo que foi apurado pelo Oficina da Net, a maioria dos estados segue um sistema parecido.

É preciso, portanto, entrar primeiro no site do PROCON. No caso do de São Paulo, logo na home já aparece a opção do bloqueio. Caso o do seu estado não seja assim, pesquise palavras-chave e certamente você será encaminhado ao link do bloqueio.

Página inicial do PROCON-SP onde já há a opção de bloquear o número de usuário para chamadas indesejadas. Segundo apurado pelo Oficina da Net, grande parte dos sites do PROCON de outros estados são similares.Página inicial do PROCON-SP onde já há a opção de bloquear o número de usuário para chamadas indesejadas. Segundo apurado pelo Oficina da Net, grande parte dos sites do PROCON de outros estados são similares.

Você então será levado para uma página onde é solicitado o acesso a outro link para acionar o sistema. No sistema há a opção de bloquear ou desbloquear um número – assim como a opção de reclamar de uma instituição que continua ligando mesmo após o bloqueio e a opção “sou fornecedor”, voltado para as empresas de telemarketing que desejam ter acesso aos números bloqueados.

Página em que o usuário seleciona a opção desejada.Página em que o usuário seleciona a opção desejada.

Ao clicar na opção de “bloquear ou desbloquear”, você será levado a uma página em que há mais duas opções: cadastrar um número de telefone ou a entrar no sistema com um cadastro já realizado.

 O usuário deve optar por cadastrar um número ou acionar o sistema com dados já cadastrados.O usuário deve optar por cadastrar um número ou acionar o sistema com dados já cadastrados.

Depois de selecionada a opção de cadastrar o número, é preciso apenas preencher os campos com suas informações e confirmá-las.

Dados que precisam ser fornecidos para o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing.Dados que precisam ser fornecidos para o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing.

É importante ressaltar que apenas cadastrar o número telefônico às vezes não é o suficiente: é por isso que o PROCON oferece um campo de reclamações. É preciso que o usuário faça reclamações caso continue recebendo ligações, para que o PROCON possa penalizar a empresa em questão.

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