Qual a diferença entre o Chromecast e o Miracast?

O Chromecast do Google e o Miracast Dongle da Microsoft, são ambos dispositivos de streaming de mídia que permitem transmitir a tela do smartphone para a TV. Mas qual a diferença?

Por | @oficinadanet Tecnologia 2 comentários

À medida que a tecnologia avança a cada dia, nossas vidas se tornaram mais fáceis. E este modo de vida mais fácil tornou nossos dias bem melhores do que já foram antigamente. Por exemplo, graças a dispositivos de transmissão de tela, não precisamos mais depender de cabos HDMI para projetar a tela de dispositivos para a televisão. Da comunicação aos negócios, a tecnologia tem muitos potenciais, e deve ser desenvolvida muito mais.

Existem duas opções de dongle de espelhamento de tela disponíveis, que serão analisadas neste artigo - Chromecast e Miracast. Nunca ouvi falar deles? Bem, aqui está uma rápida introdução para você.

O que é o Chromecast?

ChromecastChromecast

O Chromecast é um dispositivo específico usado especialmente para streaming de multimídia. É um dongle simples que é conectado à porta HDMI de um receptor e precisa estar conectado à Internet através de uma rede WiFi. Você precisará de um aplicativo para começar a usar o Chromecast.

Como funciona?

O Chromecast funciona como um controle remoto, que transmite a tela do seu smartphone, tablet ou notebook/PC para a televisão, incluindo imagem e som. Para usar o Chromecast você precisa instalar o aplicativo de configuração em um dispositivo móvel. 

Este aplicativo pode ser baixado do site do Chromecast, ou por meio de lojas de aplicativos, como o Google Play ou a App Store. Depois de instalado, ele ajudará você a conectar seu Chromecast à sua rede Wi-Fi, para que ele possa se conectar à Internet.

Depois de ter o Chromecast instalado e funcionando, qualquer dispositivo que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi poderá transmitir o conteúdo para a televisão. Dentre as compatibilidades do Chromecast, podemos citar a Netflix, Hulu, HBO Go, YouTube, Google Music e Pandora.

O que é o Miracast?

Miracast Miracast

O Miracast é um dispositivo que ajuda um dispositivo móvel a descobrir e se conectar a outro dispositivo, para poder transmitir o conteúdo na tela do dispositivo para sua televisão. Também é universal, como um cabo HDMI, e você pode usar com qualquer marca ou ambiente de sistema.

Como funciona?

O Miracast é essencialmente um HDMI sem fio. Ele não depende da sua rede Wi-Fi para que o fluxo de informações não dependa de sua conexão com a Internet.

Prós e Contras do Miracast e do Chromecast

Quando você compara o Miracast ao Chromecast, parece que um é melhor que o outro apenas de acordo com as necessidades do usuário. Confira a lista abaixo com os prós e contras de cada um deles, para ajudá-lo a decidir.

  Chromecast Miracast
Vantagens
  • O Chromecast detecta conteúdo que pode ser transmitido no receptor. Quando o botão de transmissão ativar o dispositivo, a tecnologia assumirá o controle. Você poderá executar várias tarefas ao mesmo tempo ou até mesmo desligar o dispositivo.
  • Altamente compatível com dispositivos móveis, onde o aplicativo é facilmente acessível.
  • Funcionável com os principais aplicativos de multimídia, por exemplo, Netflix, Youtube e Hulu.
  • Adquirido a partir de R$ 250.
  • O conteúdo da tela de origem é duplicado de forma idêntica, sem a necessidade de cabo HDMI.
  • Utiliza a tecnologia WiFi Direct, que resulta em uma conexão perfeita entre os dispositivos.
  • Ótimo para conectar PC, notebook ou tablet a uma tela de projeção,  para facilitar apresentações de negócios.
Desvantagens
  • Não é possível usar off-line e, portanto, não é prático se você planeja usá-lo em um escritório sem rede WiFi.
  • Não é possível realizar multitarefas, pois é exclusivamente para fins de espelhamento de tela.
  • Funciona apenas com dispositivos Android e Windows, isolando os usuários da Apple.
  • Adquirido a partir de R$ 250

Chromecast VS Miracast: Qual deles comprar?

Se você assiste principalmente filmes baixados, e seu dispositivo suporta Miracast, este dongle provavelmente é a solução ideal para você. O Chromecast não suporta bem mídias locais, embora alguns aplicativos possam transmitir a mídia local para o Chromecast.

MiracastMiracast

Se o seu dispositivo móvel não suporta Miracast, é claro, você não deve gastar dinheiro com ele. O Miracast deve ser compatível com o dispositivo de envio e de recebimento (TV e smartphone). Para além desses casos, recomendamos o Chromecast. 

ChromecastChromecast

O Miracast, como tecnologia, não recebeu melhorias substanciais nos últimos anos. Quase todos os smartphones Android e Windows 10 têm a tecnologia Miracast integrada, assim como os principais dispositivos de streaming. 

Não há muitos motivos para usar o Miracast no momento. Quando a tecnologia foi lançada, era difícil ou impossível assistir ao seu conteúdo do seu smartphone na sua TV. Hoje, é incrivelmente fácil assistir conteúdo streaming na televisão, seja por meio de uma smart TV ou um console de vídeogame.

Mesmo se você precisar desesperadamente espelhar a tela de um dispositivo móvel, o Miracast é uma das maneiras menos intuitivas de fazer isso. Os dispositivos Android funcionam muito melhor com o Google Cromecast e Android TV, enquanto o iOS funciona muito melhor com a Apple TV.

Comentários
Minha foto
  • Minha foto
    Moacir Moreira    •    1 semana

    Estou com uma dúvida.

    Compartilho a mesma rede de internet com minha sobrinha que mora na casa do fundo.

    Ela também tem uma smartv.

    Se eu espelhar meu celular na minha TV ela também vai captar as imagens?

  • Minha foto
    Leandro B Botelho    •    3 semanas

    Miracast não é um equipamento e sim um padrão para comunicação sem fio entre dispositivos, o equipamento em questão (Wireless Display Adapter da Microsoft) apenas utiliza o padrão em questão e não é de exclusividade da mesma (pesquise por "dongle miracast"), assim como o padrão DLNA, ou seja, só será compatível com esquipamentos que utilizem o padrão miracast de propriedade da "WI-FI Alliance" (https://www.wi-fi.org/discover-wi-fi/miracast) já o Chromecast (equipamento) utiliza um padrão de propriedade da Google, o Goolge Cast (https://developers.google.com/cast/) e só funciona com aplicativos e equipamentos homologadas pela mesma, assim como o padrão Airplay é de propriedade da Apple e só funciona com equipamentos e aplicativos homologados por ela. fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Miracast

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal