À medida que a tecnologia avança a cada dia, nossas vidas se tornaram mais fáceis. E este modo de vida mais fácil tornou nossos dias bem melhores do que já foram antigamente. Por exemplo, graças a dispositivos de transmissão de tela, não precisamos mais depender de cabos HDMI para projetar a tela de dispositivos para a televisão. Da comunicação aos negócios, a tecnologia tem muitos potenciais, e deve ser desenvolvida muito mais.

Existem duas opções de dongle de espelhamento de tela disponíveis, que serão analisadas neste artigo - Chromecast e Miracast. Nunca ouvi falar deles? Bem, aqui está uma rápida introdução para você.

O que é o Chromecast?

Chromecast
Chromecast

O Chromecast é um dispositivo específico usado especialmente para streaming de multimídia. É um dongle simples que é conectado à porta HDMI de um receptor e precisa estar conectado à Internet através de uma rede WiFi. Você precisará de um aplicativo para começar a usar o Chromecast.

Como funciona?

O Chromecast funciona como um controle remoto, que transmite a tela do seu smartphone, tablet ou notebook/PC para a televisão, incluindo imagem e som. Para usar o Chromecast você precisa instalar o aplicativo de configuração em um dispositivo móvel.

Este aplicativo pode ser baixado do site do Chromecast, ou por meio de lojas de aplicativos, como o Google Play ou a App Store. Depois de instalado, ele ajudará você a conectar seu Chromecast à sua rede Wi-Fi, para que ele possa se conectar à Internet.

Depois de ter o Chromecast instalado e funcionando, qualquer dispositivo que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi poderá transmitir o conteúdo para a televisão. Dentre as compatibilidades do Chromecast, podemos citar a Netflix, Hulu, HBO Go, YouTube, Google Music e Pandora.

O que é o Miracast?

Miracast
Miracast

O Miracast é um dispositivo que ajuda um dispositivo móvel a descobrir e se conectar a outro dispositivo, para poder transmitir o conteúdo na tela do dispositivo para sua televisão. Também é universal, como um cabo HDMI, e você pode usar com qualquer marca ou ambiente de sistema.

Como funciona?

O Miracast é essencialmente um HDMI sem fio. Ele não depende da sua rede Wi-Fi para que o fluxo de informações não dependa de sua conexão com a Internet.

Prós e Contras do Miracast e do Chromecast

Quando você compara o Miracast ao Chromecast, parece que um é melhor que o outro apenas de acordo com as necessidades do usuário. Confira a lista abaixo com os prós e contras de cada um deles, para ajudá-lo a decidir.

Chromecast Miracast
Vantagens
  • O Chromecast detecta conteúdo que pode ser transmitido no receptor. Quando o botão de transmissão ativar o dispositivo, a tecnologia assumirá o controle. Você poderá executar várias tarefas ao mesmo tempo ou até mesmo desligar o dispositivo.
  • Altamente compatível com dispositivos móveis, onde o aplicativo é facilmente acessível.
  • Funcionável com os principais aplicativos de multimídia, por exemplo, Netflix, Youtube e Hulu.
  • Adquirido a partir de R$ 250.
  • O conteúdo da tela de origem é duplicado de forma idêntica, sem a necessidade de cabo HDMI.
  • Utiliza a tecnologia WiFi Direct, que resulta em uma conexão perfeita entre os dispositivos.
  • Ótimo para conectar PC, notebook ou tablet a uma tela de projeção, para facilitar apresentações de negócios.
Desvantagens
  • Não é possível usar off-line e, portanto, não é prático se você planeja usá-lo em um escritório sem rede WiFi.
  • Não é possível realizar multitarefas, pois é exclusivamente para fins de espelhamento de tela.
  • Funciona apenas com dispositivos Android e Windows, isolando os usuários da Apple.
  • Adquirido a partir de R$ 250

Chromecast VS Miracast: Qual deles comprar?

Se você assiste principalmente filmes baixados, e seu dispositivo suporta Miracast, este dongle provavelmente é a solução ideal para você. O Chromecast não suporta bem mídias locais, embora alguns aplicativos possam transmitir a mídia local para o Chromecast.

Miracast
Miracast

Se o seu dispositivo móvel não suporta Miracast, é claro, você não deve gastar dinheiro com ele. O Miracast deve ser compatível com o dispositivo de envio e de recebimento (TV e smartphone). Para além desses casos, recomendamos o Chromecast.

Chromecast
Chromecast

O Miracast, como tecnologia, não recebeu melhorias substanciais nos últimos anos. Quase todos os smartphones Android e Windows 10 têm a tecnologia Miracast integrada, assim como os principais dispositivos de streaming.

Não há muitos motivos para usar o Miracast no momento. Quando a tecnologia foi lançada, era difícil ou impossível assistir ao seu conteúdo do seu smartphone na sua TV. Hoje, é incrivelmente fácil assistir conteúdo streaming na televisão, seja por meio de uma smart TV ou um console de vídeogame.

Mesmo se você precisar desesperadamente espelhar a tela de um dispositivo móvel, o Miracast é uma das maneiras menos intuitivas de fazer isso. Os dispositivos Android funcionam muito melhor com o Google Cromecast e Android TV, enquanto o iOS funciona muito melhor com a Apple TV.